Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito SEI BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Agroindústria

Para agregar valor

Planejamento ajuda empresas a ampliar mercado

atualizado em: 10/09/18
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
No planejamento da comercialização, é necessário entender e atender ao que o mercado está solicitando

Como a agroindústria de pequeno porte pode agregar valor a seus produtos, aumentando sua renda? Como desenvolver esses produtos em suas propriedades e disponibilizá-los da forma mais segura possível para o mercado consumidor? Um conjunto de atividades e tarefas gerenciais pode auxiliar nessa jornada.

De maneira geral, dentro de uma propriedade rural é possível o processamento e/ou certificação do produto antes de ser disponibilizado para o mercado consumidor, possuindo, portanto, um maior valor agregado. Exemplos: queijos, salames, doces, geleias, cachaças, vinhos e vegetais (como legumes embalados e pré-cozidos para sopas), entre outros. Entretanto, para que isso ocorra o produtor rural necessita de um planejamento, desde o momento da produção até a comercialização desses produtos.

No planejamento da comercialização, é necessário entender e atender ao que o mercado está solicitando. É claro que não vamos a todo momento alterar a agroindústria em si, mas podemos alterar e dimensionar alguns itens, como uma nova embalagem, a quantidade produzida em porções menores, preços mais atrativos e também a divulgação dos produtos em canais que atinjam um maior número de consumidores.

Planejamento ajuda empresas a ampliar mercado

Atualmente podemos observar que as grandes redes de mercados estão cada vez mais inserindo em suas gôndolas produtos artesanais e caseiros. Isso vem em decorrência do comportamento do consumidor, que busca produtos voltados a tradições e características vinculadas à origem. De fato, as agroindústrias de pequeno porte têm um potencial enorme de mercado, mas ainda carecem de uma estratégia de marketing, posicionamento de sua marca e definir com mais foco qual o mercado a ser explorado.

Apenas para exemplificar este potencial de mercado, a maior feira do Estado do RS, a Expointer, é uma vitrine, e, como é de conhecimento geral, o pavilhão da agroindústria familiar é um dos locais mais visitados pelo público. Mas o que acontece na maioria das vezes é que encontramos esses produtos familiares apenas durante o período feira. Aí está uma oportunidade real para as agroindústrias ampliarem seu mercado.

Portanto, conforme dissemos no início deste texto e como resumo do que foi abordado, o agroempresário de pequeno porte precisa agregar valor aos seus produtos. E, para tanto, necessita ter foco no planejamento e na qualificação de seus processos gerenciais e tecnológicos, assim permitindo o aumento da competitividade e rentabilidade para a sua agroindústria.

 

Veja também:

Vídeo – Bovinocultura de corte – Mercado

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Agroindústria de Pequeno Porte

Competitividade

Empresas podem potencializar produtos por meio da embalagem

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: