Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Legislação

Atenção às questões tributárias para a indústria

atualizado em: 12/07/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A variedade de tributos é grande e sobre cada um deles se aplica uma base de cálculo, uma alíquota e um vencimento de prazo diferente, todos definidos em lei

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

No Brasil, o conjunto de legislação tributária é formado por normas da Constituição Federal, do Código Tributário Nacional, por outras leis complementares, leis ordinárias, resoluções do Senado e leis estaduais e municipais. Em razão da extensão de leis e dos diferentes tipos de tributação, a gestão financeira de uma empresa deve dedicar uma atenção especial ao sistema nacional de obrigações fiscais. Os tributos que o empreendedor precisa recolher para os governos federal, estaduais e municipais são diversos, dependem do tipo de atividade desempenhada e possuem diferentes prazos.

Sobre a atividade de indústrias, incluindo as do ramo de alimentos e bebidas, incidem tributos federais e estaduais. No nível federal, a tributação nas indústrias inclui o PIS (Contribuição para o Programa de Integração Social), a COFINS (Contribuição Social sobre o Faturamento das Empresas), a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado). Já no nível estadual, o tributo devido por elas é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).

Atenção às questões tributárias para a indústria

Como se percebe, a variedade de tributos é grande, e sobre cada um deles se aplica uma base de cálculo, uma alíquota e um vencimento de prazo diferente, todos definidos em lei. Desse modo, a gestão financeira dessas indústrias deve ter o cuidado de estar bem formatada em relação às obrigações tributárias da empresa, para assim garantir o devido recolhimento na forma e prazo corretos, sob pena de cobrança de multas, juros e correção monetária. A inadimplência não leva ao cancelamento do CNPJ, mas impossibilita a realização de negócios que exigem a apresentação da Certidão Negativa de Débitos.

Ressalta-se que as micro e pequenas empresas podem optar pelo Simples Nacional, que é um regime tributário facilitado e simplificado que permite o recolhimento de todos os tributos federais, estaduais e municipais em uma única guia e que possui alíquota diferenciada conforme o faturamento da empresa, separado em faixas da receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.

 

Veja também: 

Vídeo Projeto Comprador, como aproveitar melhor essa oportunidade. Clique aqui

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: