Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Setor em Ascensão

O crescimento do mercado de alimentação saudável

atualizado em: 16/08/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O interesse por tudo que engloba uma maior qualidade de vida vem aumentando, e isso se reflete também no mercado consumidor

A busca por um estilo de vida mais saudável faz parte cada vez mais da rotina dos brasileiros. O interesse por tudo que engloba uma maior qualidade de vida vem aumentando, e isso se reflete também no mercado consumidor. O setor de alimentação saudável está em amplo crescimento. Prova disso é um estudo realizado pela agência de pesquisas Euromonitor International, de 2017, que apontou que o mercado de alimentos e bebidas saudáveis no Brasil cresceu, nos cinco anos anteriores, em média 12,3% ao ano e que apenas em 2016 foram R$ 93,6 bilhões em vendas nesse setor no País.

A expressão “alimentação saudável” pode soar ampla e genérica, mas se refere basicamente à ingestão equilibrada e variada dos grupos de nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo humano, como proteínas, fibras, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. E quanto mais natural for o alimento, mais saudável também será, uma vez que os industrializados possuem substâncias que prejudicam o nosso corpo, como corantes e conservantes. Uma alimentação saudável, dessa forma, nada mais é do que a ingestão de vários tipos de verduras, frutas, legumes, grãos e cereais, de preferência orgânicos, de forma balanceada, evitando o consumo de alimentos processados.

O crescimento do mercado de alimentação saudável

Nesse sentido, o mercado desse tipo de alimentação é composto por negócios voltados ao cultivo, produção e fornecimento de comidas mais naturais e com ingredientes benéficos ao organismo humano. E atentos a essa demanda crescente dos consumidores por uma alimentação mais saudável, muitos produtores e empreendedores estão ingressando e investindo nesse setor.

Segundo Maria Tereza Bertoldo Pacheco, pesquisadora da área de Química de Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), ligado à Secretaria de Estado de Agricultura de São Paulo, vem aumentando a produção de quinoa, linhaça, goji berry, açafrão e chia, os quais fornecem uma série de benefícios ao corpo humano.

Junto com o crescimento da produção de itens mais saudáveis, torna-se interessante também o setor de estabelecimentos que revendem esses tipos de produtos, como lojas, mercados e feiras especializadas.

Mas além de comidas mais saudáveis, o brasileiro também está em busca de poupar tempo nas refeições, o que é reflexo da vida urbana de grande parte da população. Dessa forma, também ganham destaque nesse setor as comidas já prontas para consumo e com um bom valor nutricional, bem como restaurantes e lanchonetes que trazem em seus cardápios opções de pratos leves, mais naturais e com baixo valor calórico.

Com tantos indicadores de crescimento, o mercado de alimentação saudável mostra-se, assim, como uma grande oportunidade para quem visa investir em empresas desse perfil. E com isso ganha também a população brasileira, que vai tendo opções cada vez mais acessíveis de refeições nutritivas e que promovem mais saúde e bem-estar.

 

Veja também:

Curso Online – Engenharia de cardápio

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: