Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi crEdito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Tecnologia

Alimentação na era digital: o novo delivery

atualizado em: 04/10/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O avanço tecnológico da inteligência artificial possibilita aumentar a precisão e acerto na oferta para cada consumidor, de acordo com seu comportamento e características

Sem tempo de ler? Que tal ouvir o artigo?

Um estudo realizado pelo ifood e Box 1824 para compreender as tendências no consumo de delivery on-line de alimentos apresenta informações valiosas para compreendermos o comportamento do consumidor de alimentos na era digital. Tempo é algo valioso nos dias de hoje, e o processo de decisão sobre o que comer se tornou complexo. Entretanto, para fazer uma refeição, não há mais a necessidade de selecionar cada um dos ingredientes e cozinhá-los. Há algum tempo é possível comprar refeições prontas em porções pré-definidas. Basta escolher, pedir, receber e comer. Contudo, essa facilidade foi acompanhada por um grande aumento de oferta, que tornou o processo de escolha mais difícil. O estudo ouviu consumidores brasileiros e classificou o consumo de alimentos em dois grandes grupos: a alimentação “in” e “out”.

A alimentação “in” pode ser em casa ou no trabalho, e seu principal valor é o conforto. Relaxar no sofá de casa enquanto se alimenta, acessar conteúdos exclusivos pelo computador, TV ou celular e se comunicar diretamente com amigos se tornaram pontos centrais na mudança da relação com a alimentação em ambientes internos.

Já alimentação “out” ocorre no restaurante, lanchonete, padaria ou qualquer estabelecimento que ofereça alimentos para consumo fora do lar. Nesse caso, o principal valor é a experiência do serviço presencial durante a refeição.

Alimentação na era digital: o novo delivery

Se considerarmos as evoluções citadas no consumo de alimentos no ambiente “in”, surge a necessidade das operações de alimentação “out” se adaptarem ao novo cenário de consumo. De maneira resumida, em geral, a alimentação “in” está relacionada ao conforto, e a alimentação “out”, à experiência. De acordo com o estudo, estamos vivendo a evolução de um serviço que já existe há décadas, mas que hoje visa utilizar a força da tecnologia para unir os principais valores da alimentação “in” e “out” em um novo serviço inovador, simples e fácil.

O delivery moderno deve disponibilizar a experiência da rua sem sair do conforto do lar, com uma entrega memorável. Com a pulverização em massa dos smartphones e a popularização dos aplicativos, abriram-se novas oportunidades. O avanço tecnológico da inteligência artificial possibilita aumentar a precisão e acerto na oferta para cada consumidor, de acordo com seu comportamento e características. Dessa forma, o delivery on-line caminha para a hiperpersonalização, que é saber exatamente o que e quando oferecer para o cliente, antecipando suas necessidades e desejos. Neste cenário, como a sua empresa está se preparando para esse futuro que está cada vez mais próximo?

Veja também:

[Palestra Online]

O mercado de alimentos e bebidas: da recuperação à transformação

Sérgio Molinari aborda a evolução no mercado de alimentos e bebidas, da recuperação a transformação, e as projeções para os próximos anos, além de abordar as tendências de consumo e os formatos em evidência, traçando um paralelo com o contexto global.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: