Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

SIAL 2018

Pontos essenciais que farão o futuro da alimentação

atualizado em: 13/12/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
É preciso ter em mente de que em muitos países e no Brasil os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua alimentação

A feira SIAL (Salão Internacional da Alimentação) 2018 aconteceu em outubro na França. Esta edição surpreendeu pelo grande número de novidades em produtos e pela quantidade de startups dedicadas a desenvolver produtos e serviços inovadores para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas. Kits para criar cogumelos, para fazer sua própria cerveja ou queijo em casa, larvas e grilos comestíveis que viram farinha, hambúrgueres e barra de cereal, bebidas energéticas à base de erva-mate, bebida antirressaca e uso da realidade virtual para treinamento e manutenção foram algumas novidades apresentadas na feira que prenunciavam o futuro da alimentação.

A feira SIAL 2018 reuniu mais de 7 mil expositores de 107 países que tentaram atrair atenção dos mais de 300 mil visitantes de quase 200 países em 250 eventos simultâneos que ocorreram durante o evento. Além da arena dedicada aos pitchs de startups e da Foodtech, área dedicada às iniciativas inovadoras de empresas iniciantes, incubadas ou apoiadas por centros tecnológicos, o FutureLab 2030 foi uma das sensações da feira. Nessa área foi possível conhecer pesquisas, tendências e iniciativas que procuram compreender e decodificar o futuro dos alimentos e bebidas.

Pontos essenciais que farão o futuro da alimentação
Feira Sial 2018 / Divulgação

Futuro da alimentação em andamento

O futuro da alimentação é um assunto fascinante, mais ainda por causa das necessidades das empresas em compreender o comportamento dos consumidores para atraí-los. Esse tema recebe muita atenção da mídia, com dados e números sendo divulgados continuamente sobre as mais recentes inovações científicas.

Técnicas são frequentemente apresentadas como a solução para alimentar o mundo, mas há uma dificuldade em classificar a analisar de forma crítica estes anúncios e profecias. O FutureLAb 2030 apresentado na SIAL 2018 teve o objetivo de dividir e apresentar os principais desafios relacionados à cadeia produtiva de alimentos e bebidas em quatro temas principais:

Seremos mais de 9.8 bilhões de pessoas em 2050. Seremos capazes de alimentar o mundo em 2050?

Quem vai fazer as refeições? Comida caseira digitalmente assistida por tecnologia e apps? Robôs serão os cozinheiros?

A comida se tornará nosso melhor remédio? Comida e saúde cada vez mais próximos. Alimentação e produtos customizados serão o futuro?

Até onde vai a transparência, uma vez que envolve cada vez mais todo o sistema, do campo à mesa do consumidor? Transparência e rastreabilidade é realmente o que nos espera?

Muitas startups e grandes corporações avaliaram as mudanças que devem ocorrer no futuro da alimentação e já estão oferecendo novos produtos e serviços. Mas outras inovações mais disruptivas ainda estão sendo testadas em centros de pesquisa e laboratórios.

Para chegar ao estágio de lançamento ao mercado e, além disso, à distribuição em massa, esses novos produtos precisam provar sua efetividade e rentabilidade e convencer os consumidores.

Portanto, é preciso sempre ter em mente de que em muitos países e no Brasil os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua alimentação, em geral não estão tão abertos à inovação e levam em consideração o custo dos produtos antes de saírem às compras.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: