Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CRÉDITO Sei Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Mercado potencial

Oportunidades de negócios no turismo gastronômico

atualizado em: 24/01/19
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Festivais de gastronomia são uma ótima ferramenta para dar visibilidade aos municípios, atrair turistas e gerar renda para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Uma boa refeição, seja ela escolhida com um cardápio recheado de receitas tradicionais ou de produtos exclusivos de determinadas regiões, atrai consumidores. As pessoas se interessam não apenas em viajar para um merecido descanso de férias, mas buscam também aliar ao lazer um pouco de cultura e de conhecimento através da gastronomia.

O turismo segue sendo uma grande oportunidade para a gastronomia, e a oferta de serviços e produtos gastronômicos de qualidade é garantia de satisfação para os consumidores, principalmente turistas estrangeiros, ávidos em conhecer novas culturas. Segundo estudo do Ministério do Turismo, 97% dos turistas estrangeiros consideram a gastronomia brasileira muito boa, e dados da Polícia Federal mostram que houve um crescimento de 0,6% no número de turistas estrangeiros em 2017, comparando com 2016.

O fluxo de turistas estrangeiros no Brasil vem aumentando, e, para se ter uma ideia, no último ano 6.588.770 pessoas de outras nacionalidades visitaram nosso País. Esse número foi maior do que os registrados em anos de grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo. Desse número, aproximadamente 40% são de turistas argentinos, o que faz com que o Rio Grande do Sul seja uma das principais portas de entrada dos turistas estrangeiros no Brasil. O Estado hoje responde pela entrada de mais de 1,27 milhão de consumidores estrangeiros, uma grande oportunidade.

A atratividade do turismo gastronômico

Segundo dados de pesquisa da OMT (Organização Mundial do Turismo) realizada com instituições do trade turístico, a gastronomia é o terceiro maior fator motivador que leva pessoas a viajar, ficando atrás apenas da busca por novas culturas e natureza. Essa mesma pesquisa que evidencia o potencial do turismo gastronômico também aponta a necessidade de melhoria na divulgação, pois quase 66% dos respondentes da pesquisa acreditam que o turismo gastronômico é promovido de forma insuficiente. Uma parcela ainda menor de instituições (respondentes da pesquisa) – 24,6% – apresenta um orçamento específico para atrair turistas pela gastronomia.

Com esse foco, festivais de gastronomia são uma ótima ferramenta para dar visibilidade aos municípios, atrair turistas, gerar renda para a cadeia produtiva de alimentos e bebidas e consequentemente para o setor hoteleiro. Exemplos bem-sucedidos como o festival de cultura e gastronomia de Tiradentes (MG) podem servir de referência. Tiradentes é uma das principais cidades históricas do País e não nasceu com a vocação para a gastronomia, mas encontrou nela um reforço para seus atrativos turísticos.

A grande variedade de produtos, aromas e sabores disponíveis no País, aliada a uma abundante nova safra de cozinheiros, mostra que o Brasil está apto para ser um forte destino gastronômico mundial. A qualidade e a diversidade dos produtos do nosso campo reforçam nossa cultura gastronômica, que pode atrair cada vez mais turistas interessados em novas e surpreendentes experiências gastronômicas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: