Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Crédito Sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Gestão

Cinco dicas indispensáveis para aumentar o ticket médio de padarias, bares, lancherias e restaurantes

atualizado em: 15/02/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A estratégia de focar no ticket médio pode aumentar a lucratividade apostando em vender mais para quem já consome no seu estabelecimento

A conta é bem simples: divida o volume de vendas do dia, semana ou mês pelo número de clientes do período. Esse valor é o ticket médio do seu estabelecimento. Para que ele se transforme em uma ferramenta útil para o seu negócio, é importante observar sua evolução ao longo do tempo. Conhecer dados do seu mercado de atuação ajuda a entender se sua performance está acima, abaixo ou dentro da média.

Existem estratégias para ganhar lucratividade no ticket médio. Confira abaixo algumas dicas dadas por especialistas na área:

  1. Fique atento à demanda do seu cliente

Não há aumento do ticket médio se você não conhecer seu cliente. Ao prestar a atenção em quem compra, é possível descobrir quais são as apostas mais adequadas para seu tipo de público. Atendendo às expectativas do seu consumidor, ele terá a sensação que você oferece tudo o que ele precisa.

  1. Invista no treinamento de sua equipe

Funcionários bem treinados identificam boas oportunidades. A equipe deve ter o conhecimento dos produtos, do cardápio, do perfil do cliente e da estratégia da empresa. Uma vez bem orientados, eles se mostram mais empenhados e melhoram a qualidade do atendimento.

  1. Ofereça menus especiais

“Menus com preços convidativos acabam atraindo o consumidor e ajudam a aumentar o ticket médio”, salienta a presidente da Abrasel-RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Maria Fernanda Tartoni. Ela explica que em um menu onde é oferecido um prato e uma sobremesa, por exemplo, o valor é mais alto que de apenas um prato principal, tornando-se mais atrativo ao cliente e aumentando, por consequência, o ticket médio.

  1. Complemente a compra do seu cliente

Apresente ao seu cliente produtos que completem sua compra principal. Esse lembrete pode ser feito através da organização de setores, estantes e gôndolas ou do atendimento. Por exemplo, se o seu cliente vem à sua padaria comprar pão, mostre quais tipos e valores de frios disponíveis no momento. Em restaurantes, uma alternativa é oferecer uma cartela de bebidas convidativa.

  1. Não seja invasivo

“Você deve ter a percepção sobre a disponibilidade de tempo do seu cliente durante a compra, de como ele se comunica visualmente com você, observar para não cometer algum equívoco que faça a pessoa se sentir forçada”, afirma Henry Chmelnitsky, presidente do Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região). Estar atento às oportunidades não dá a você o direito de sufocar o cliente com ofertas e propostas insistentes.

 

Você já conheceu o Curso Online de Engenharia de Cardápio? Neste curso online, você irá conhecer estratégias que podem ser adotadas para estimular a venda dos produtos que trazem mais lucro para sua empresa e técnicas para deixar o seu cardápio mais atrativo. SAIBA MAIS

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: