Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Apicultura

Muito além do mel

Apicultura é viável economicamente e oferece alternativas para produção

atualizado em: 19/01/17
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Para entender a viabilidade econômica da apicultura, é preciso conhecer como se organiza a produção. Existem três tipos de classificação para apicultores: básico, intermediário e avançado.

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O Rio Grande do Sul é o maior produtor apícola do país, com cerca de 400 mil colmeias espalhadas pelo Estado, de acordo com a Emater. Além do mel – que o Estado produz 6 mil toneladas a cada safra, representando 15% da produção brasileira -, diversos outros produtos são oriundos da apicultura. É o caso da geleia real, rica em cálcio e vitaminas D e E; da própolis, com propriedades anti-inflamatórias; e da cera, utilizada pela indústria cosmética.  

Mas para extrair o melhor do negócio, o apicultor deve estar bem informado sobre aspectos produtivos – que requerem uma série de procedimentos de higiene e sanidade relativos ao manejo e instalações, o apicultor deve estar de olho nas oportunidades de mercado, aumentando a rentabilidade.

De acordo com dados do SEBRAE RS, é recomendado que o apicultor inicie sua produção com 3 ou 4 colmeias. Dessa forma, é possível se familiarizar mais com as abelhas e entender como fazer um manejo adequado. Outro elemento importante para quem pretende começar no negócio é fazer um bom plano de negócios. Planejar os gastos, observar a realidade local do espaço que será utilizado (se tem acesso fácil a água, disponibilidade de vegetação, animais que vivem nas redondezas etc) e administrar a produção de forma profissional também são ações essenciais. O produtor precisa acompanhar a perda de abelhas, que em geral varia de 10% a 15% para formigas e enxameação.

106_gagro_apicultura-muito-alem-do-mel_revisado_840x415

Para entender a viabilidade econômica da apicultura, é preciso conhecer como se organiza a produção.  De acordo com um estudo de viabilidade econômica da apicultura desenvolvido pelo SEBRAE, existem três tipos de classificação para apicultores: básico, intermediário e avançado. O básico produz até 50 colmeias, mas inicia com aproximadamente 20. Em geral, utiliza mão de obra familiar e vê a prática como uma renda secundária. O intermediário possui de 200 a 300 colmeias, procura vender mel em atacado, utiliza mão de obra própria, mas nas épocas de alta demanda contrata diaristas. Como a produção exige pouca infraestrutura para ele, os custos gerais ainda se mantém menores. Já o avançado possui acima de 300 colmeias, sendo o mais comum que tenha aproximadamente mil. Possui funcionários contratados, chama diaristas quando há muito trabalho e tem uma estrutura mais completa, com caminhões e máquinas que auxiliam nas rotinas. Ele costuma vender em atacado aumentando a taxa de retorno por ganhar em escala.

O mercado consumidor é amplo, tanto nacional quanto internacionalmente. Produtos secundários também têm ganhado visibilidade, deixando o produtor menos dependente da produção de mel e incrementando a produtividade da propriedade. Itens como geleia real, própolis e cera encontram saída nas indústrias de laticínios, cosméticos, panificação e farmacêutica. Na própria agroindústria, é possível vender abelhas-rainhas e enxames para outras produções apícolas e oferecer polinização para outros setores do cultivo agrícola, o que aumenta a produtividade e melhora a qualidade das plantas.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: