Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Pecuária de Corte

Produtividade

Um choque de inovação

atualizado em: 04/07/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Novos profissionais e seus conhecimentos disruptivos somam-se à pecuária, pelo bem-estar do boi, pela qualidade de vida do trabalhador e pelo bem do bolso do produtor

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O futuro da pecuária de corte passa por inovação. Olhando o mundo como um todo, o significativo aporte de tecnologia da informação e a gigantesca oportunidade que a inovação tem de contribuir com o campo, não por acaso percebe-se que uma importante parcela de tudo o que está sendo desenvolvido de tecnologia de ponta (seja de produtos ou de processos) mira a atividade no campo como a sua razão de ser. Assim como o futuro da pecuária passa pela inovação, o futuro da inovação está diretamente ligado a quanto ela conseguirá contribuir com o meio rural.

Inovação “simples”

Ainda esses dias um amigo postava em suas redes sociais uma forma diferente de abrir e fechar porteiras. Seriam porteiras com controle remoto, tipo esses dos portões dos nossos prédios nas cidades? Neste caso, não, era apenas uma porteira que foi desenhada para facilitar a rotina numerosa de abre e fecha que um peão precisa realizar diariamente. No caso em específico, contabilizando 1,5 minuto como o tempo necessário para abrir e fechar uma porteira, o gerente da fazenda concluiu que, ao longo do ano, são gastos algo em torno de 150 horas apenas fazendo essa atividade. E se parte desse tempo pudesse ser redirecionado para outra atividade de maior impacto sobre o manejo dos rebanhos, tornando a vida do funcionário mais leve, ao invés de ficar abrindo e fechando porteiras? Pois parece ter sido esse o estopim dos pensamentos daquela turma, que resolveu inovar na forma de fazer suas porteiras. E assim como para novos tipos de porteiras, tem muita inovação já sendo praticada em todas as áreas a partir de pequenas mudanças, mas com bastante planejamento.

Um choque de inovação 1

De cochos inteligentes a técnicas de apartação de terneiros e vacas; de manejo racional em curral a sistemas de registro de atividades e controle dos rebanhos. Numa análise rápida é possível afirmar que todas essas soluções são provenientes de oportunidades de melhorias na rotina daqueles que sempre fizeram assim, até que alguém chegou, pensou e falou: “e se fizéssemos de outro jeito?” Apenas para não perder o exemplo em questão, experimente “dar um Google” ou assistir a vídeos no Youtube sobre “tipos de porteiras”. Você se surpreenderá com tudo o que já existe aqui, ao seu lado, prontamente disponível. Muitas vezes esse tipo de inovação simples parece ser aquela feita pelo o que comumente chamamos de “Professor Pardal”. Sim, um inovador, que não teve medo de questionar, se mostrar insatisfeito e propor algo diferente e funcional.

Inovação high-tec

As startups têm dado uma importantíssima contribuição para o agronegócio. Olhando de fora, em primeira análise aqueles que não estão diretamente inseridos na rotina de uma propriedade têm a capacidade de ver as coisas de forma diferente e propor soluções que a priori “podem contribuir”. Mas como esses projetos inovadores são prototipados, não há medo de errar, com versões 1, 2 e N…, novas soluções têm surgido e com grande potencial de contribuir com os negócios pecuários. Aplicativos, softwares e robôs são algumas das possibilidades. A robótica, que vem revolucionando a indústria 4.0, começa a dar um show à parte no agro. Cada vez mais inteligentes e autônomos, robôs têm atuado de forma convincente em fazendas. Alguns são protótipos, outros já disponíveis no mercado. Chips e pequenos mecanismos implantados têm a capacidade de monitorar os animais, comunicar-se com uma base de dados e nos auxiliar a pensar e conduzir sistemas pecuários. Informações coletadas em tempo real, dados transmitidos a distância para um smartphone, armazenagem na nuvem e geração de relatórios. São possibilidades reais de uma nova pecuária, agora mais ampla, mais diversa, mais inteligente. Novos profissionais e seus conhecimentos disruptivos somam-se à pecuária, pelo bem-estar do boi, pela qualidade de vida do trabalhador do campo e pelo bem do bolso do produtor rural.

A questão é não negar as possibilidades concretas de avançar e, em maior ou menor grau, adotar a inovação e fazer da pecuária uma atividade cada vez mais eficiente, com rotinas inteligentes e processos que funcionem harmonicamente. O resultado? Produtos cada vez mais modernos, ajustados aos mercados, produzidos em sistemas que remunerem adequadamente aqueles que se empenham, tornando a vida do homem do campo um pouco mais fácil e mais leve. Rumo à inovação. Nos vemos no futuro.

 

Veja Mais

Conheça o vídeo – Bovinocultura de corte – Ambiente de produção

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: