Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Leite e Derivados

Oportunidade

Queijo artesanal, um caminho sem volta, ainda bem!

atualizado em: 24/05/18
Danilo Cavalcanti Gomes

Danilo Cavalcanti Gomes

Médico Veterinário da SEAPI, coordenador do projeto do queijo colonial gaúcho

COMPARTILHE
Produzir queijos artesanais exige matéria-prima de altíssima qualidade e rebanho de excelente status sanitário

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Polêmico, charmoso e gostoso. Do norte ao sul do Brasil e em outros países onde ele ressurge ou mesmo se reinventa, o queijo artesanal chama atenção por onde passa. Seu crescente mercado consumidor e a gastronomia brasileira em alta – e apaixonada pelos queijos tradicionais – impulsiona a produção queijeira, que encontra um sinuoso caminho a ser percorrido, porém com destino promissor.

Segundo publicação em 2017 do Instituto de Tecnologia de Alimentos de São Paulo (ITAL-SP), entre as tendências para o mercado de produtos lácteos nos próximos três anos está a preferência por produtos artesanais e locais, que propiciem novas experiências sensoriais no consumo. Vale enfatizar que alimento artesanal não é sinônimo de produto sem inspeção, sem rótulo, caseiro e sem controle sanitário. Diferentemente do que muitos imaginam, produzir queijos artesanais exige matéria-prima de altíssima qualidade e rebanho de excelente status sanitário.

Queijo artesanal, um caminho sem volta, ainda bem!

Novas legislações a respeito vêm aparecendo nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, e a tendência é que se abra espaço para mais produtores explorarem esse mercado em potencial. De qualquer forma, quem desejar empreender nessa área deve responder a algumas perguntas: qual a história, conceito, diferencial da sua produção e do seu produto? Pois não é simplesmente vender um bom queijo, mas o que ele “carrega” junto. São animais criados a pasto? Campo nativo? De altitude? Raças específicas? Receita dos antepassados? É uma série de questões que podem ser levadas em conta.

Para não citar sempre França, Itália ou mesmo Minas Gerais, há exemplos de países sem muita fama quando o assunto são queijos típicos, que ilustram bem essa ideia: em Vermont, Estados Unidos, a Plymouth Cheese Company faz questão de informar que utiliza apenas leite cru, livre de qualquer aditivo, antibiótico ou hormônios. Além disso, que o leite provém de animais tratados de forma humanitária, onde apenas as melhores práticas de fabricação são empregadas. Também enfatizam: “Estamos confiantes de que depois que provar nossos queijos, você apreciará e entenderá nossa constante atenção aos detalhes e nossa dedicação para a promoção e sustentabilidade do ambiente natural aqui em Vermont”. Na pequena Stanford, África do Sul, a Klein River Cheese tem o seguinte slogan: “A Klein River Cheese Farmstead não é apenas sobre nossos produtos, é nossa cultura”. Na propriedade, o visitante pode fazer compras, degustação e até piquenique.

O queijo artesanal avança no País e no mundo todo. No Rio Grande do Sul não será diferente. Ele chega para ficar. Pois muito mais que leite, coalho, fermento e sal, este queijo tem história, cultura, resistência e coragem. Esses ingredientes ninguém lhe tira.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Leite e Derivados

Produção

Aumento de produtividade na prática

Leite e Derivados

Recursos Humanos

O impacto da mão de obra na produção de leite

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: