Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Oportunidades

Descubra quais áreas da economia criativa têm se destacado nos últimos anos

atualizado em: 21/02/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Coordenadora Estadual da Economia Criativa e Turismo do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Muitas áreas da economia criativa são atrativas para quem pensa em empreender, pois podem ter baixo custo de investimento inicial.

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Ser um profissional da economia criativa significa, que o principal valor do seu trabalho são as suas ideias ou conhecimento, ou seja, é a economia baseada em produção intelectual. Da música à biotecnologia, a indústria criativa compreende áreas bastante diferentes e é tradicionalmente dividida em quatro grandes setores: consumo (arquitetura, design, moda e publicidade), cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música e artes cênicas), mídias (editorial e audiovisual) e tecnologia (pesquisa e desenvolvimento, biotecnologia e TIC).

Segundo o relatório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) lançado em dezembro de 2016 mostra que a indústria criativa manteve-se estável em número de vagas de emprego formais e representatividade do PIB brasileiro 2015 em relação a 2013, destacando-se de outros setores da economia que sofreram mais com a crise econômica.  

Muitas áreas da economia criativa são atrativas para quem pensa em empreender, pois podem ter baixo custo de investimento inicial. No entanto, é importante saber lidar com processos de gestão, por isso a recomendação é que busquem informações, orientações, cursos ou parceiros de negócios que ajudem a desvendar temas como contabilidade e inscrições para financiamentos e editais. Buscar parcerias, aliás, é altamente recomendável: participar de eventos presenciais ou de grupos criados na internet pode ativar muitas oportunidades.

33_1214_gcomgind_economiacriativa_oportunidades_840x415

Marketing: conhecer o comportamento do consumidor e conhecer técnicas de exposição de marca tornaram-se conhecimentos altamente especializados e requisitados em um cenário de consumo cada vez mais segmentado e mediado pela comunicação digital.

Design: não basta tecnologia, é fundamental garantir que produtos e serviços sejam desejados e fáceis de usar. O paradigma criado pelos produtos da Apple levou para outras áreas a necessidade de projetar colocando os usuários no centro do projeto.

Audiovisual: a exigência de veiculação de conteúdo nacional nos canais pagos gerou demanda e valorização dos profissionais da área. A produção de conteúdos digitais, enquanto a abrangência dos veículos de mídia mais tradicionais decaem, também gera oportunidades.

Biotecnologia: o esforço para o aproveitamento das riquezas naturais do país refletiu em expansão da procura por geneticistas e biomédicos. O avanço da tecnologia torna essa uma das áreas mais promissoras da economia criativa.

Indústria clássica: inovar virou palavra de ordem em todos os setores da produção. Para rever processos, mapear oportunidades e criar soluções, os profissionais da economia criativa também estão presentes nos setores mais tradicionais da indústria.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: