Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Economia Digital

Era da informação

A transformação digital do mercado edutech

atualizado em: 15/08/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Seja dentro ou fora das escolas e universidades, a tecnologia aplicada à educação veio para ficar

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A velocidade dos avanços na era da informação acaba por influenciar todas as nossas atividades. E, dentro delas, uma das mais importantes é a educação. Com o aumento da competitividade e da procura por formações qualificadas, a demanda nesse setor vem crescendo e só pode ser preenchida por meio da tecnologia, fomentando assim o mercado “edutech”, ou seja, aquele formado por empresas e iniciativas que unem educação e tecnologia.

A última pesquisa TIC Educação (www.cetic.br/pesquisa/educacao/), de 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), demonstrou que 96% das escolas brasileiras já estavam conectadas à internet e que 98% dos professores e 83% dos alunos dos estabelecimentos públicos haviam acessado a web nos três meses anteriores à pesquisa, sendo que no setor privado 100% dos professores e 84% dos alunos o haviam feito. Apesar disso, o estudo demonstrou que ainda há muito que se trabalhar, pois a internet era utilizada apenas para atividades simples, como exibições de aulas (50%), trabalhos escolares (54%) e pesquisas gerais (59%). Atividades interativas, como construção de apresentações de gráficos e planilhas (22%) ou games educacionais (31%) ainda eram pouco exploradas.

A transformação digital do mercado edutech

Seja dentro ou fora das escolas e universidades, a tecnologia aplicada na educação veio para ficar. Cursos a distância com uso de apresentações multimídia e vídeos ao vivo ou gravados já não são novidade para ninguém. Sistemas educacionais inteiros com base em aplicativos on e off-line em computadores e smartphones também estão despontando em diversos locais. Escolas procuram oferecer o que há de mais moderno em edutech, utilizando os recursos da tecnologia da informação e criando ambientes e salas específicos para mostrar que estão antenadas a essa tendência. Nesse campo, grandes empresas já atuam oferecendo recursos físicos e metodologias específicas para esse fim, mas as startups também vêm ganhando terreno, oferecendo serviços e produtos ligados à gestão escolar, gestão do aprendizado, ensinamento de códigos, desenvolvimento de comunidades de leitores, orientação vocacional, robótica, games, organização da trajetória educacional e muito mais. Com a rapidez desse tipo de negócio, as edutechs já somam 12% no mercado de startups no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

As oportunidades para quem quer investir nesse campo são vastas, a começar pela imensa necessidade que o País tem em qualificar melhor sua educação e ampliar o acesso a recursos para uma população que tem uma carência enorme em formação e informação de qualidade. Mas há um quesito para o qual é preciso ficar atento. Quando se fala em edutech logo vêm à mente recursos tecnológicos avançados. Mas, apesar de todo esse progresso, o conteúdo ainda é mais relevante do que a forma. Ou seja, o planejamento, a metodologia, o foco nos objetivos educacionais é que devem comandar o uso dos recursos tecnológicos – e não o contrário. Nesse sentido, o papel dos professores e educadores continua sendo essencial para modernizar essas metodologias e objetivos e conseguir mediar o uso da tecnologia junto aos estudantes.

Veja também:

Artigo – Empreendedorismo que transforma começa na escola

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

SEBRAE promove encontros com representantes das Salas do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: