Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito Sei boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tendências

As tecnologias que avançam no mercado conectado

atualizado em: 12/09/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O foco tecnológico é a automatização de processos para escalar trabalhos repetitivos. A expectativa é de adoção rápida para os produtos e serviços com grandes volumes de interações humanas

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Na economia digital, há algumas tecnologias que estão impactando o mercado com mais força: inteligência artificial aplicada a processos, como os chatbots; business intelligence (BI) para análise de comportamento; e todas as ferramentas de TI para automatização. Nesse quadro geral, também está havendo o aumento de escalabilidade de processos. O engajamento do cliente, no geral, tem como principal foco tecnologias voltadas para o omnichannel, gestão unificada de contato com o cliente para inbound, outbound e vendas, integradas com a metodologia de design thinking para desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Antonio Loureiro, CEO e cofundador da Conquest One e da CQ1 Lab, aceleradora para startups de tecnologia em RH, avalia que o foco tecnológico atual é a automatização de processos para escalar trabalhos repetitivos. A expectativa é de adoção rápida para os produtos e serviços com grandes volumes de interações humanas, principalmente em mercados mais competitivos. Rafael Brunacci, investidor anjo da CQ1 Lab, complementa lembrando que a inteligência artificial com o desenvolvimento de plataforma de inteligência cognitiva já vem crescendo muito nos últimos anos.

Nos próximos anos, acreditam os especialistas, a evolução dos algoritmos de processamento e de aprendizado a partir do crescente volume de informação armazenada, juntamente com os hardwares “vestíveis”, deve ampliar muito a gama de aplicação da inteligência artificial nos mais diversos setores do mercado.

As tecnologias que avançam no mercado conectado

Mercado de trabalho

Outro profissional do setor, Marcelo Vianna, CHRO e cofundador da Conquest One e da CQ1 Lab, alerta para uma sofisticação nos postos de trabalho em um futuro não muito distante. O raciocínio é relativamente simples: à medida que os trabalhos repetitivos diminuem, as funções para interpretar o grande volume de informação coletado, como a de cientista de dados, por exemplo, serão cada vez mais comuns de serem demandadas no mercado.

A expectativa é de que não haverá necessariamente uma diminuição de postos de trabalho, mas uma necessidade de capacitação para se adequar às novas oportunidades de mercado que serão criadas e que hoje ainda não são tão comuns. No futuro, cada vez mais o trabalho especialista será demandado, e serão necessários cada vez mais especialistas. Portanto, é preciso se preparar.

 

Veja também:.

[Artigo]

Estamos chegando ao fim da era dos aplicativos?

A tendência é o investimento não em criação de mais apps, mas em chatbots que façam os atendimentos automaticamente e que direcionem a conversa do cliente via aplicativos de mensagens.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: