Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Economia Digital

Tecnologia e inovação

O que aprender com o Vale do Silício

atualizado em: 02/05/18
Debora Chagas

Debora Chagas

Coordenadora Estadual da Startups e Economia Digital do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A busca por dinamismo e diferenciação tem sido uma máxima pretendida pelos novos empreendedores

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Abrigando os gigantes mundiais da tecnologia do momento, a região do Vale do Silício, na Califórnia, é conhecida como a Meca da inovação e do empreendedorismo. O local é ocupado por empresas ligadas à área de tecnologia e é considerado espelho para a criação de startups e novos negócios. A busca por dinamismo e diferenciação tem sido uma máxima pretendida pelos novos empreendedores. Uma das principais características que fazem das organizações do Silicon Valley um sucesso está ligada ao fomento da troca de informações e convivência multicultural. Mais de 30% dos moradores da região são estrangeiros, o que garante o compartilhamento plural de conhecimentos.

Organizadas em redes, o diferencial das cidades do Vale do Silício está na interação entre empresas, pesquisadores e investidores. Esse terreno fértil de inovação serve de incentivo para o melhoramento contínuo dos produtos e serviços prestados pelas empresas estabelecidas no local. Uma das diretrizes mais importantes praticadas pelos empreendedores de lá é focar no cliente e no diferencial do produto ou serviço oferecido. É preciso ter em mente que o consumidor busca praticidade e comodidade, ou seja, é vital ter criatividade na hora de elaborar uma oferta para que ela seja útil e atenda a uma necessidade do consumidor.

 

A percepção de urgência é cada vez mais intensa, portanto, um dos critérios compartilhados entre as empresas do Vale do Silício é seguir um planejamento estratégico que garanta agilidade na resolução dos problemas e na criação de novas soluções para os clientes. Diante da alta concorrência, é preciso superar as expectativas do público, ou seja, chegar até a propor a solução antes mesmo do problema ser detectado pelo público consumidor. A otimização do tempo é um ritual de muito valor para as empresas que atuam no ramo tecnológico na região.

Formar uma equipe heterogênea e comprometida também é importante para ampliar o compartilhamento de ideias e conhecimento. O recurso humano deve ser enxuto, afinal, a expansão de softwares e aparatos tecnológicos que automatizam e padronizam os processos desenvolvidos dentro das empresas tem facilitado a dinâmica da produção e assegurado economia de recursos e minimização de desperdícios. Valorizar os profissionais, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e confortável, também contribui para um rendimento mais eficaz das empresas.

Crie metas alcançáveis, esteja sempre em contato direto com o consumidor e mude sempre que necessário. Esses são passos primordiais para seguir o sucesso das gigantes instaladas no Vale do Silício.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: