Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Energia

Case de sucesso

Aplicação de eficiência energética em linha de produção

atualizado em: 05/12/18
Débora Camilo

Débora Camilo

Supervisora Administrativa Lujetec Automação Industrial

COMPARTILHE
Utilizando equipamentos adequados aos processos, é possível otimizar o desempenho energético e reduzir o custo do produto com sustentabilidade

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Para a implementação da eficiência energética é necessário seguir e entender os principais pilares, que são: gestão energética, com a avaliação de performance dos equipamentos através de processo sistêmico; desempenho, que busca a melhor utilização da energia, otimizando o desempenho energético dos equipamentos; e a engenharia de manutenção.

Um case de sucesso nesse tipo de atividade é a Lujetec Automação Industrial. A empresa realizou a instalação do sistema inteligente de eficiência energética na Injetora Haitian 650x para um cliente.

Para análise dos resultados da implantação do sistema, foram realizadas as medições de ciclo de trabalho com o molde “base do lavatório” em operação na máquina, sendo executadas três medições na mesma, com o padrão de fábrica de acionamento dos motores feito por ligação estrela triângulo. Após um período pleno de operação com a “eficiência energética” implantada com sucesso na máquina, foram realizadas mais três medições de ciclo de trabalho. O resultado com a aplicação foi de R$ 34.022,00 em 25 meses e de R$ 160.430,40 em dez anos.

Eficiência energética traz ganhos

Cada quilowatt-hora economizado numa atividade produtiva pode ser destinado à produção de outros bens e serviços, e cada unidade monetária economizada com energia é um recurso a mais para investimentos em inovação e ganhos de produtividade.

Seja para fazer mais com os recursos de que se dispõe ou para fazer a mesma coisa com menos recursos, ações de eficiência energética devem ser buscadas e estimuladas sempre. A eficiência energética é o caminho para economizar energia elétrica, e sua empresa sai na frente das demais com esse investimento sustentável.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: