Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Energia

Geração Solar

Expectativa de avanços na produção brasileira

atualizado em: 18/07/18
Fabiano Cislaghi Dallacorte

Fabiano Cislaghi Dallacorte

Coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
A tecnologia solar possui a característica de ser um recurso também distribuído, o que permite ao consumidor se tornar um autoprodutor e eventualmente comercializador de excedentes         

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Segundo o Snapshot of Global PV Markets de 2017, o Brasil possui pouco mais de 1 GW instalado de geração fotovoltaica. Hoje, o País é líder em produção de energia renovável e, conforme o Balanço Energético Nacional, em 2016 82% da eletricidade gerada no país foi renovável. Assim como as pequenas centrais hidrelétricas, eólicas e de biomassa, a energia solar faz parte do conjunto das renováveis que pode contribuir muito para o planejamento e para o sistema.

O analista de Pesquisa Energética Gabriel Konzen, da Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos/DEAA, lembra que, além da crescente competitividade econômica, essas tecnologias possuem atributos que são de grande interesse ao sistema, como, por exemplo, o menor tempo de obras, que é muito útil quando a tomada de decisão de construção é feita sob incerteza na demanda.

Em termos de cenário de expansão, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em conjunto com o Ministério das Minas e Energia (MME), publicou no final do ano passado o Plano de Decenal de Expansão de Energia 2026 (PDE 2026). No cenário de referência do Plano, considerando a capacidade já contratada mais a indicada, são previstos mais de 9 GW de geração centralizada (as fazendas solares) em 2026, além de quase 4 GW de geração fotovoltaica distribuída em telhados.

Expectativa de avanços na produção brasileira

A tecnologia solar ainda possui a característica de ser um recurso também distribuído, o que nesse caso permite ao consumidor se tornar um autoprodutor e eventualmente comercializador de excedentes. O analista enfatiza que, no entanto, a expansão da geração não pode se restringir apenas à solar fotovoltaica. Isso porque cada fonte tem seus atributos, e a expansão do Brasil será dada por um conjunto de tecnologias, visando atender à demanda com segurança e com menor custo ao consumidor.

A expectativa, segundo o analista, é que dadas as características da fonte, possa se alcançar o aumento da participação da energia solar na matriz elétrica nos próximos anos. Ele enfatiza ainda que a energia solar como geração centralizada possui a expansão da oferta majoritariamente ditada pelo crescimento do consumo de energia que depende do crescimento econômico.

Sabe-se que o crescimento da geração centralizada é o catalisador de instalações na geração distribuída, dado que a centralizada movimenta grandes volumes, empurrando para baixo os preços dos equipamentos, principalmente os importados. Com os preços mais baixos, o payback de novas instalações é menor, tornando o investimento mais viável para o consumidor final. Quem se beneficia, nesse cenário, são as pequenas empresas fornecedoras de projetos, matéria-prima, instalação e integração, manutenção e comercialização de equipamentos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: