Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito Sei boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Grãos em Sistema Integrado

Exemplos de Sucesso

Integrar culturas para agregar valor

atualizado em: 17/07/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O objetivo principal da integração de culturas é intensificar o processo de sustentabilidade no agronegócio do Brasil

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Imaginar um diálogo no início dos anos 2000 onde alguém tentasse convencer um pecuarista a desenvolver alguma cultura de lavoura ou um agricultor a desenvolver alguma criação é imaginar uma tarefa árdua. Imagine ainda se a tarefa fosse o convencimento para levar as duas atividades paralelamente, aproveitando os intervalos sazonais. Não é difícil calcular que muitos diriam que seria inviável. Felizmente, para o bem do crescimento de nosso agronegócio, alguns produtores toparam a ideia, e o fato é que a integração da lavoura com a pecuária já é uma atividade de sucesso tanto no aspecto ambiental quanto no aspecto econômico.

Uma pesquisa com a safra 2015/2016 realizada pelo Kleffman Group apontou uma área de mais de 11 milhões de hectares de sistemas integrados de produção. Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul são os Estados de destaque quando o assunto é integração lavoura/pecuária/floresta. Dentre os modelos classificados, 83% eram de integração de pecuária com lavoura.

Benefícios como manutenção da biodiversidade e sustentabilidade da atividade agropecuária, aumento da rentabilidade por hectare, melhor aproveitamento da propriedade e a melhoria do bem-estar animal são destacados pela boa aceitação da política de integração. No grupo dos pecuaristas, 84% se declararam satisfeitos com os resultados obtidos.

Integrar culturas para agregar valor

Histórico da integração

Se no início dos anos 2000 tal integração ainda era rara, a segunda década do novo milênio trouxe novas perspectivas. O ano de 2012 foi um marco importante para o desenvolvimento da cultura de integração lavoura/pecuária/floresta. Uma parceria público-privada denominada Rede Fomento ILPF foi fundada com o envolvimento das empresas Cocamar, Dow AgroScience, John Deere, Parker, Syngenta e Embrapa. O objetivo principal era intensificar o processo de sustentabilidade no agronegócio do Brasil.

A utilização do financiamento privado associado ao orçamento da Embrapa possibilitou o atendimento a todas as regiões do País através de 97 URTs (Unidades de Referência Tecnológica) com disponibilização de apoio técnico e capacitação dos produtores interessados em aplicar o modelo em suas propriedades. Ou seja, foi um exemplo prático de que integrar as culturas é o caminho para agregar valor às propriedades e ao que é produzido nelas.

Atento a essa evolução da integração a nível nacional, mas também a resultados de pesquisa a nível estadual, o Programa Juntos para Competir – JPC (Farsul, Senar/RS e Sebrae RS) propôs em 2015 um projeto-piloto de integração lavoura-pecuária na região noroeste, contando com cerca de 90 produtores. O projeto, que se encerra no final de 2018, está sendo um sucesso. No dia 7 de dezembro, em São Miguel das Missões, serão apresentados os resultados técnicos e econômicos, bem como alguns cases de sucesso.

Foi por meio dos excelentes resultados obtidos no projeto-piloto que o JPC também avançou na integração lavoura-pecuária e hoje conta com cinco projetos atendendo cerca de 320 produtores rurais com esta temática, integrando culturas e explorações agropecuárias, pensando um sistema produtivo intensivo, economicamente viável e seguindo os preceitos de conservação ambiental.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Grãos em Sistema Integrado

Tradição e Inovação

Caminhos para a agricultura moderna

Grãos em Sistema Integrado

Técnicas

Mitos e realidades na integração lavoura e pecuária

Grãos em Sistema Integrado

Mercado

Os preços dos produtos agrícolas

Notícias

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Sebrae presente na 16ª Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: