Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI Crédito Sei Boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Horticultura

Mercado em Ascenção

O grande potencial comercial das culturas orgânicas

atualizado em: 06/08/18
Andre Bordignon

Andre Bordignon

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
As práticas associadas à agricultura orgânica possibilitam desenvolver um padrão produtivo bastante distinto à agricultura "moderna"

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A conscientização da população sobre a importância da conservação dos recursos naturais e do respeito ao meio ambiente tem gerando uma onda de crescimento de sistemas de produção que seguem princípios agroecológicos que favoreçam a saúde de produtores e consumidores. As práticas associadas à agricultura orgânica possibilitam desenvolver um padrão produtivo bastante distinto à agricultura “moderna”. Sem o uso de insumos sintéticos, a agricultura orgânica contribui para recuperar conceitos tradicionais e inova na utilização de tecnologias agroecológicas, destacam Assis & Romeiro (2005).

Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o setor de orgânicos movimentou em 2014 R$ 2 bilhões, e, em 2016, R$ 2,5 bilhões, demonstrando ser um potencial negócio e em ascensão. Conforme Ming Liu, diretor do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável, esse mercado vem crescendo e conseguindo vencer a forte crise pela qual passamos neste momento, e a cada dia mais empreendedores investem no segmento se capacitando, certificando e procurando saber como participar do mercado que mais cresce no mundo.

O grande potencial comercial das culturas orgânicas

No Brasil, 1.541 municípios já têm produção de orgânicos, correspondendo a 28% dos municípios do País. O número de produtores rurais no cadastro nacional do Mapa é 16.794, sendo 7.930 com certificação por auditoria de terceira parte e o restante credenciado aos sistemas participativos de garantia ou organizações de controle social.

Uma parceria entre o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável e a empresa Market Analysis rendeu uma pesquisa sobre o consumo de produtos orgânicos no Brasil. O estudo demonstrou que 15% da população urbana comprou ou consumiu alimento orgânico recentemente; e na região Sul esse número sobe para mais de 35%. Dentre os consumidores de orgânicos, a grande maioria consome hortaliças e frutas, e a busca pela saúde é o principal motivador da escolha por orgânicos em todas as regiões do País.

Outra informação importante trazida pela pesquisa é que o varejo convencional é o principal ponto de compra de orgânicos: 64% os compram no supermercado, e o principal critério de escolha do produto é o preço. Assim como os valores pouco acessíveis aparecem como a principal barreira para a compra de orgânicos.

Diante desse panorama, o mercado de orgânicos está em ascensão e com enormes possibilidades de empreender, mas ainda carece de tecnologia e capacitação para aliar pesquisa e informação ao trabalho desenvolvido no campo e tornar este sistema mais eficiente para enfrentar os desafios mercadológicos. Assim, produtores de todos os portes – mas principalmente os micro e pequenos, que enfrentam maiores desafios para se manterem competitivos – devem colocar em suas estratégias a qualificação permanente e a busca por inovações e reduções de custos.

 

Veja também:

Vídeo – Fruticultura – Mercado

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: