Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Crédito Sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Metalmecânico

Agronegócio

Os principais desafios para engenheiros de produto de máquinas agrícolas

atualizado em: 11/12/18
Darlan Geremia

Darlan Geremia

Diretor Administrativo-Comercial da Rijeza Metalurgia

COMPARTILHE
O Brasil é um dos países que mais cresceu em produtividade no campo nos últimos 30 anos, e a principal causa está relacionada à tecnologia implementada nas máquinas agrícolas

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

É incrível a velocidade do desenvolvimento tecnológico em máquinas agrícolas. A vocação do nosso País para o agronegócio com certeza é um dos pilares para esse crescimento. O plantio direto entrou no Brasil na década de 1970, e desde lá os avanços são impressionantes.

O plantio direto é uma técnica que começou ser utilizada na indústria agrícola nos anos 40, nos EUA. Nesse método, não é necessário o preparo do solo antes do plantio. Um sulco é aberto pelo implemento agrícola, e a semente é depositada. A palha e os restos das culturas anteriores são mantidos para proteger o solo da erosão e manter melhores níveis de umidade.

Entre as principais vantagens obtidas pelo método de plantio direto, podem-se destacar dois:

1 – Melhoria das condições do solo

Manter a palha de culturas anteriores enriquece o solo por manter material orgânico na superfície. Além disso, permite a manutenção da umidade e evita a erosão do mesmo. A palha também absorve o impacto das gotas da chuva e evita a compactação e o encrostamento do solo, permitindo que a água se infiltre com maior facilidade.

2 – Economia

O método do plantio direto reduz o número de operações necessárias para o plantio da cultura, o que permite ao produtor ter um melhor aproveitamento da janela do plantio. O resultado vai ser uma melhor produtividade da cultura com menores custos de produção.

As máquinas agrícolas utilizadas na colheita também estão no mesmo caminho. Cada vez mais específicas e mecanizadas para cada cultura, tecnológicas e produtivas.

Os principais desafios para engenheiros de produto de máquinas agrícolas

Mas os resultados ainda precisam e podem ser bastante melhorados. Segundo dados do ministério do trabalho, o Brasil é um dos países que mais cresceu em produtividade agrícola nos últimos 30 anos. A principal causa desse crescimento está relacionada à tecnologia implementada nas máquinas agrícolas. A perspectiva é de aumento de 25% na produção de grãos e 17% na área plantada para os próximos 10 anos.

Esse cenário coloca importantes desafios para os engenheiros de produto de máquinas agrícolas para a melhoria do desempenho do agronegócio. Os produtores buscam a melhor rentabilidade, sendo que esta é o resultado da seguinte equação:

  • Rentabilidade = Preço (estabelecido pelo mercado) – custos de produção

O custo de manutenção das máquinas agrícolas é representativo no impacto sobre a rentabilidade. As atuais técnicas de plantio e colheita melhoraram muito a produtividade e expõem as máquinas agrícolas a ambientes severos em termos de desgastes, reduzindo o resultado do produtor por dois motivos:

1 – Produtividade

O desgaste de peças reduz o tempo disponível de trabalho do equipamento durante a janela de plantio e pode resultar em menor produtividade por área de plantio. Já na colheita, o desgaste de peças pode reduzir a eficiência do equipamento. Segundo a Embrapa, mais de 80% das perdas na colheita estão relacionados aos mecanismos de corte da colheitadeira.

2 – Substituição de peças

O desgaste de peças exige que o produtor mantenha estoque de peças de reposição e faça a devida substituição para a manutenção da produtividade. Esse custo é bastante representativo nos custos de manutenção.

O engenheiro de produto de máquinas agrícolas pode contribuir diretamente com a melhoria desses resultados. Melhorar a durabilidade das peças passa pelo entendimento de como as peças são desgastadas e, a partir daí, fazer uma boa seleção de materiais e tratamentos superficiais que proporcionem maior resistência para peças-chave das máquinas. Revestimentos de carboneto de tungstênio, por exemplo, possuem resistência ao desgaste por abrasão 500% maior em relação a tratamentos térmicos.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: