Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Metalmecânico

Cenário

Agronegócio gaúcho e tecnologias 4.0: a realidade da nova economia

atualizado em: 22/01/19
Rodrigo Ferneda

Rodrigo Ferneda

Mestre em Economia pela Unisinos e Pesquisador em Inovação e Aglomerados Produtivos Locais

COMPARTILHE
As tecnologias 4.0 já estão sendo utilizadas em firmas de fronteira tecnológica no RS, porém, o tema ainda é pouco debatido nos meios acadêmico e empresarial

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A discussão a respeito do futuro das atividades produtivas é guiada, em grande parte, pelo desenvolvimento e pela aplicação de tecnologias da denominada Indústria 4.0. É isso que vem sendo preconizado como a quarta revolução industrial, em que learning machines, big data, IoT (internet das coisas), blockchain, manufatura aditiva e outros elementos guiam essas mudanças. Trata-se de treinar máquinas que aprendem e tomam decisões em prol de uma melhor produtividade e de produtos com elevada qualidade.

A Alemanha tem um papel fundamental nessa discussão. Também outros países como a China, a França, os Estados Unidos e a Europa como um todo, a partir de 2011 reorganizaram seus setores produtivos adotando tecnologias pertencentes à “nova onda tecnológica” ou ao “novo paradigma tecnológico”.

No Brasil há uma movimentação por parte de firmas com o interesse em inovar e sofisticar sua base produtiva nos seguintes setores: automobilístico, saúde, metalmecânico e agronegócio. Nessa nova dinâmica econômica, ocorre uma combinação entre os modelos de negócios por meio da interação entre seres humanos e tecnologia.

Tecnologias 4.0 no agronegócio gaúcho

Em um estudo no âmbito regional, e em nível de dissertação de mestrado – em Economia, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) –, buscou-se compreender como as empresas do agronegócio gaúcho vêm absorvendo essas novas tecnologias. Percebeu-se que as firmas que adotam a robótica, big data e a realidade aumentada são pautadas pela inovação disruptiva de seus processos, por meio da identificação de ganhos econômicos para o setor do agronegócio. Através do intercâmbio de conhecimento em países desenvolvidos, adaptam à realidade econômica do Brasil, em especial do Rio Grande do Sul, por meio de testes de protótipos, parcerias com clientes, fornecedores e unidades de demonstração.

Dentre os perfis dessas firmas, destacam-se as startups e multinacionais, que aceleram e forçam a inserção tecnológica. Nestas, não foram utilizadas fontes de financiamento oriundas de políticas públicas brasileiras. Constatou-se, como particularidade, a facilidade do aporte financeiro dos países de suas firmas de origem (Europa, Alemanha, Estados Unidos) e isso por meio de políticas de investimento direcionadas para fomentar a tecnologia em plantas produtivas.

A partir de 2009, uma empresa de origem familiar e brasileira, por meio da utilização do próprio centro de P&D, provou que é possível atuar na fronteira tecnológica, utilizando-se de equipes interdisciplinares, na observação das tendências nacionais e internacionais e o comportamento do setor do agronegócio no formato da nova economia. Cabe mencionar a importância da postura proativa na estratégia de competição de mercado, o que a torna cada vez mais reconhecida entre as firmas do setor. Isso porque utilizou os editais por meio de políticas públicas, como Lei do Bem e Finep, como aporte financeiro necessário para acelerar a adoção de tecnologia, a internet das coisas.

Em termos gerais, a decisão da firma em inovar, em curto prazo, atende à ideia de romper as barreiras culturais entre os elos da cadeia produtiva. Devido à heterogeneidade do setor, há uma lacuna a ser suprida em termos de educação, orientação técnica-profissional, aplicação de estudos e efeitos in loco para o Rio Grande do Sul, em especial por ser característico de propriedades voltadas à agricultura familiar. Em médio prazo, a adoção das tecnologias em estudo tende a efetivar-se com um preço acessível através de estratégias cooperativas, agregando valor ao produto final e oportunidade de diversificação da cadeia produtiva.

Sendo assim, as tecnologias da indústria 4.0 já estão sendo utilizadas em empresas de fronteira tecnológica no RS, porém, o tema ainda é pouco debatido nos meios acadêmico e empresarial. Trata-se de uma nova formatação nos modelos de negócios, condição esta que será responsável pela mudança econômica e sustentável do Brasil, com a participação de diversos atores institucionais nesse processo, a qual será apresentada na próxima seção.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: