Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi Credito Sei Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moda

Varejo

Planejamento de compras: como ter o melhor mix?

atualizado em: 05/09/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Com o mercado e a economia cada vez mais dinâmicos, ter uma boa variedade de produtos é encarado como questão de sobrevivência para qualquer marca

A variedade e a disponibilidade de produtos numa loja são essenciais para atender às demandas do público-alvo e consolidar a marca em um nicho de mercado. Para conseguir satisfazer e fidelizar a clientela, é imprescindível planejar um bom mix de produtos que permita que o empreendedor defina as ações de gestão e de marketing da empresa. Mas o que é mix de produtos? O conceito é simples. Trata-se da variedade de itens disponíveis para comercialização. O foco é atingir diversos segmentos de clientes e angariar uma fatia maior do mercado.

Com o mercado e a economia cada vez mais dinâmicos, ter uma boa variedade de produtos é encarado como questão de sobrevivência para qualquer marca. Mas oferecer uma grande variedade de produtos é uma missão complicada, ainda mais se observados os aspectos logístico e financeiro. Portanto, o empreendedor deve ter bem definido o estilo e o objetivo dos produtos ofertados de acordo com o público-alvo e o nicho de atuação. O gerenciamento do mix é fundamental para o sucesso do empreendimento e consolidação da imagem da empresa.

É bom ressaltar a importância do mix de produtos ser planejado de forma articulada e alinhada aos processos de comunicação e gestão estratégica. Devem-se levar em consideração o espaço físico da loja e o atendimento proporcionado durante a experiência do consumidor. O mix  deve estar conectado a essas ações como forma de reforçar a identidade e diferenciais da marca em relação aos concorrentes.

Planejamento de compras: como ter o melhor mix?

Especializado em estratégias de marketing, o Blog Saia do Lugar (https://saiadolugar.com.br) enumerou alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de definir um mix de produtos eficiente. São eles:

•    Tipo de produtos ou serviços que são oferecidos;
•    Ramo de atividade do negócio;
•    Perfil do mercado e público-alvo;
•    Sazonalidade;
•    Tamanho da empresa;
•    Região de atuação da empresa.

Com um mix bem gerenciado, o empreendedor aumenta as chances de atrair novos clientes e efetivar mais vendas. Além de consolidar a imagem da marca e estimular a fidelização dos consumidores, um mix de produtos diversificado amplia as vendas por impulso, principalmente das peças expostas no interior da loja e nas vitrines. Portanto, mesclar mix com design e decoração do ambiente físico é imprescindível para se destacar no mercado de atuação. 

 

Veja também:

Varejo de Moda – O ponto de venda como experiência

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: