Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Mercado

Desafio para indústria e varejo gaúchos

atualizado em: 14/11/18
Tatiane Alves

Tatiane Alves

Integrante do time da Compassing - Projetos com Design

COMPARTILHE
O melhor caminho para convencer o consumidor a valorizar a produção local passa pelo reforço da identidade de marca

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A moda é um dos segmentos produtivos mais significativos no Brasil. O volume de negócios e seu consequente impacto econômico e social atestam esta expressividade. As diferentes cadeias que integram o segmento, juntas, como indústria e varejo, posicionam o País entre os maiores mercados consumidores de vestuário, calçados, acessórios, cama, mesa e banho do planeta.

O Rio Grande do Sul está presente neste cenário. Um expressivo número de marcas coloca no mercado produtos com ótimo grau de acabamento, que não deixam nada a desejar quando contrapostos a itens importados de outras unidades da federação e mesmo do exterior.

Uma das características comuns a todos os produtos do segmento da moda, independentemente da sua origem geográfica, é que atualmente seus consumidores constroem suas necessidades em cima daquilo que absorvem nas redes sociais, sites e blogs. Portanto, assim como os demais consumidores, o gaúcho recebe pela internet a maior parte das informações sobre tendências e novos comportamentos.

Posicionar indústria e varejo

Do ponto de vista da indústria e varejo de moda no nosso Estado há um grande desafio. Como se posicionar de forma a destacar-se diante de concorrentes que disputam o mesmo perfil de clientela? Como oferecer algo para um público que está cada vez mais informado e exigente?

Para o varejo, em primeiro lugar é preciso aceitar o fato de que hoje certos cuidados não são mais vistos como diferenciais pelo consumidor, mas sim como “o mínimo que se espera”. Um site bem construído e responsivo, por exemplo. Ou um atendimento rápido e eficiente nas redes sociais da marca.

Depois, ter a consciência de que para desenvolver um produto bem-sucedido não basta apenas conhecer os hábitos de vida e de consumo do seu público-alvo. É preciso integrá-lo ao lifestyle do consumidor e simultaneamente oferecer experiência de compra.

Para a indústria o raciocínio é o mesmo. Seguir as tendências ditadas pelo calendário da moda, oferecer um bom acabamento e uma boa modelagem não são diferenciais. São pré-requisitos básicos para estar no mercado.

Quando fabricantes não vão além dos três pontos citados anteriormente acabam abastecendo o mercado com produtos semelhantes, sem personalidade. Isso torna a concorrência monótona e afasta o consumidor, que acaba indo buscar opções em outros lugares.

Nesse caso o desafio está em desenvolver coleções com conceitos bem definidos, que se enquadrem nas tendências do momento e que, simultaneamente, expressem a identidade da marca.

Além disso, antes de desenvolver um produto, a indústria precisa conhecer de antemão as causas do sucesso ou fracasso de um modelo em determinada região e obter informações sobre o perfil dos lojistas que compram o artigo que se pretende vender. Sem esse conhecimento fica praticamente impossível fundamentar decisões sobre o desenvolvimento das coleções seguintes.

Portanto, nos dois casos é importante entender que o consumidor atual, que está em uma busca constante por novidades, quer encontrar algo com o que se identifique, que simbolize, mesmo que sutilmente, sua visão de mundo. Assim, gradualmente ele está mais atento tanto a fatores concretos, tais como a procedência dos produtos e o impacto ambiental da sua fabricação, quanto a fatores intangíveis: se a empresa tem um propósito que esteja alinhado com suas expectativas.

Embora seja notório o conservadorismo do consumidor gaúcho, é preciso lutar para romper o discurso já estabelecido de que “o que é de fora é melhor”. E certamente o melhor caminho para convencer este consumidor a valorizar a produção local passa pelo reforço da identidade de marca.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: