Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO Sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Mercado

A onda da customização e a fidelidade do cliente

atualizado em: 05/12/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
A sensação de ter uma peça exclusiva e pensada pelo próprio cliente é, sem dúvida, um desafio e uma enorme oportunidade para a indústria e o varejo de moda

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A onda da customização chegou ao Brasil no final dos anos 90, logo após a onda do comportamento individualista se espalhar pelo mundo. O ato de buscar maneiras para se diferenciar dos demais, utilizando componentes que enriquecem a roupa com criatividade e personalidade, criou um novo conceito de moda.

Nesse movimento, os consumidores se sentem cocriadores da marca, e as lojas oferecem possibilidades para que os clientes criem suas próprias roupas. Trata-se de um tipo de relacionamento mais próximo, e, portanto, uma oportunidade de fidelizar o cliente. Aqui está em jogo a possibilidade de se criarem peças sob medida, com cores ou estampas personalizadas.

Aproveitando esse movimento de comportamento de consumo, a marca carioca Reserva criou a sessão “Faça Você”. No próprio e-commerce deles existe a possibilidade de o consumidor customizar camisetas estilo T-Shirt com textos e imagens próprias. Também temos exemplos internacionais, como as marcas de artigos esportivos Nike e Adidas, que também oferecem esse serviço para os seus clientes, possibilitando criar itens totalmente customizados.

Customização com sentido

Quando se pensa em melhorar a experiência do cliente oferecendo alternativas para que ele coloque seu jeito no produto, é importante enfatizar que as ações de customização precisam fazer sentido tanto para o produto vendido quanto para o cliente em questão. Normalmente, a participação de um profissional especialista, que saiba fazer as intervenções nas peças de vestuário qualifica muito a experiência do cliente no processo de customização. Quando o produto é entregue na hora e o cliente pode sair da loja com a peça pronta, a sensação de satisfação é ainda maior.

Parece que a customização veio para ficar. Os consumidores sabem que podem exigir isso das marcas. Eles querem se sentir especiais e estabelecer conexões emocionais com os produtos. A sensação de ter uma peça exclusiva e pensada pelo próprio cliente é, sem dúvida, um desafio e uma enorme oportunidade para a indústria e o varejo de moda.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: