Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Negócios coletivos

Colaboratividade é o triunfo dos pequenos para a nova era do consumo consciente

atualizado em: 18/04/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Os negócios colaborativos de moda estão chegando para ficar e dando condições para pequenos empreendedores cavarem seus espaços no segmento

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A marca da nova geração se caracteriza por novas relações de mercado e de convivência, reforçando conceitos como usos compartilhados de produtos e espaços, consumo consciente e produção personalizada e sustentável. E, claro, dentro da moda, que normalmente está na vanguarda dos usos e costumes, esse quadro não é diferente. Os negócios colaborativos de moda estão chegando para ficar e dando condições para pequenos empreendedores cavarem seus espaços no segmento.

“Vivemos uma era mais colaborativa em primeiro lugar pela necessidade, pois a realidade econômica está difícil em todo o mundo. Assim, já há vários grupos e pequenos empreendimentos se associando com foco no ‘slow fashion’, no ‘remade’, no feito à mão, na moda mais personalizada, trabalhando cooperativamente em uma moda não descartável e socioambientalmente responsável, unindo-se para ter mais força para vender e até para exportar. Este cenário vem crescendo cada vez mais, permitindo aos pequenos criarem suas marcas e as tornarem conhecidas”, analisa a professora-doutora Neide Schulte, professora titular da graduação e da pós-graduação do Departamento de Moda da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Mas não são só os profissionais que veem um novo panorama para criar e vender. O consumidor também mudou e agora comanda e define o mercado. “O consumidor não é mais só passivo, gosta de participar, ajuda a definir as novas formas de fazer moda, e tudo isso estimula um ambiente mais colaborativo”, diz Neide.

O novo panorama se traduz em negócios dos mais diversos formatos. Há espaços de coworking e “cosewing”, onde o empreendedor sem meios pode encontrar infraestrutura inicial para fazer suas primeiras criações e, ao mesmo tempo, criar uma rede de contatos e colaborações. Nesse quesito, há experiências como a Lona (www.facebook.com/LONACRIATIVA), de Florianópolis, e a Malha (www.facebook.com/malha.cc), do Rio de Janeiro (esta última já se transformou em uma grande estrutura colaborativa que também abarca cursos, oficinas e uma vibrante comunidade).

Também há movimentos como o Modaut gaúcho (www.facebook.com/somosMODAUT), entre vários outros, que promove eventos e criou sua própria casa colaborativa. “A colaboratividade é uma das bases desses novos negócios. Justamente por serem pequenas marcas, muitas têm dificuldade de se enquadrar nos padrões do mercado, poucas conseguem ter abertura de lojistas e grandes varejos. Uma solução são os eventos que promovem essas marcas autorais, e o Modaut é um exemplo. Nossa maior missão é abrir cada vez mais espaço para as pequenas marcas, e a colaboratividade está presente também em termos de produção, comprando tecidos em parceria com outras marcas, compartilhando fornecedores, processos e outros meios”, explica Rodrigo Kronbauer, da marca Sueka e um dos organizadores do movimento.

 

Conheça também


Curso Online

Formação de equipes como estratégia de sucesso

 Faça da motivação o combustível da sua equipe
 
Um líder mostra o caminho. Mas, para que o sigam, é preciso construir uma jornada empolgante, em que cada integrante se sente parte de um objetivo maior. Cresça ganhando a admiração das suas equipes.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: