Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Moda

Branding

Como ter uma marca reconhecida?

atualizado em: 02/05/18
Fabiano Bassani Zortéa

Fabiano Bassani Zortéa

Coordenador estadual da Moda do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Uma marca é, faz e fala. Definir os atributos e praticar os valores é decisivo para ter uma marca reconhecida no mercado

Você já possui uma marca no mercado? Ou você está começando um novo negócio e precisa construir a sua? Não importa o estágio em que sua marca está. O fundamental é que ela seja muito bem planejada e desenvolvida. É importante que a gente compreenda que uma marca é muito mais do que um simples negócio. E para se ter uma marca de sucesso são necessários alguns esforços.

Um bom primeiro passo é listar as qualidades e atributos que você quer que sua marca tenha. Fazer um ensaio da personalidade dela. Com isso será mais fácil compreender aonde você quer chegar com essa marca, como deve se comunicar com os consumidores, de que forma deve dialogar com sua equipe para que todos compreendam e pratiquem a essência do seu negócio. Um exercício com referências visuais poderá auxiliar muito nesse processo, estabelecendo junto com palavras e frases curtas um mapa que compõe as características da sua marca, definindo o que ela é e aonde quer chegar. Portanto, repare que é um exercício de dentro para fora, que precisa ser muito verdadeiro e envolver a paixão das pessoas que participam. 

A partir de agora ficará mais fácil definir a missão, visão e valores que de fato terão significado e serão praticados pela empresa. A essência da marca irá ajudar a definir o estilo, tom de voz, perfil de funcionário a ser contratado e engajar os seus consumidores. Tudo precisa ser transmitido de forma verdadeira, afinal, os valores são feitos para serem postos em prática. Você precisa acreditar naquilo que sua marca irá representar e realizar atividades e tomar decisões à luz dessas características, de forma coerente e legítima.

Romance, sedução, desejo de liberdade, prestígio, preocupação social. Independentemente do que você escolha transmitir como valor de marca, o importante é que a partir do momento que isto for estabelecido, que seja colocado em prática o tempo inteiro. Identidade de marca é uma forma de definir o projeto e os motivos pelos quais ela será tão especial e reservará um lugar na mente dos consumidores.

Não esqueça: a marca é, faz e fala.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

Prêmio Educador Transformador destaca iniciativas no âmbito da educação empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: