Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Startup

Uberismo

O “Uber” das diaristas

atualizado em: 10/08/18
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Startup de Pelotas conquista mercados no Sul do País e prepara expansão para capitais

Sabe quando você muda para um local em que não conhece ninguém e precisa chamar uma diarista? Essa é a realidade em várias cidades universitárias. Os estudantes da Universidade Federal de Pelotas, Luiz Gilberto Camargo, Ruben Pacheco e Janine Schneider tinham essa demanda e resolveram transformá-la em um negócio, uma espécie de “uber” das diaristas, em que é possível encontrar profissionais com referências para a faxina. No início de 2017, criaram a startup Donamaid e o empreendimento está conquistando o Sul do Brasil, com presença nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Joinville, Maringá, Londrina e agora em Caxias do Sul.

O “Uber” das diaristas 5

A receita da expansão está na gestão e no marketing afinados e no suporte inicial do Sebrae RS. A Donamaid foi uma das integrantes da 6ª turma do Startup RS do Sebrae RS, no segundo semestre de 2017, e fez sua lição de casa. “Ela foi uma das três melhores do grupo e conseguiu refinar melhor seu público-alvo, o que permitiu crescer de forma mais rápida”, destaca João Antônio Pinheiro Neto, gestor de projetos do Sebrae RS.

A participação no Startup RS possibilitou duas grandes conquistas fundamentais para a expansão do negócio. “Conseguimos o apoio da Wow Aceleradora, que investiu R$ 150 mil, e fomos uma das 50 vencedoras do Programa Startup Brasil, do Governo Federal, que destinou R$ 200 mil como incentivo financeiro para cada uma das empresas”, comemora o CEO Luiz Gilberto Camargo.

O capital foi essencial para a Donamaid assegurar os novos mercados e se qualificar. Hoje são 15 pessoas que atuam na equipe da startup com 64 diaristas cadastradas, inclusive dois homens. O aplicativo disponível no sistema Android e no site www.donamaid.com permite a contratação de faxinas por hora (de uma até oito horas de duração), realizadas por profissionais empreendedores e verificados que levam os produtos de limpeza. Além disso, é possível fazer avaliações sobre ambos os lados.

“Na Donamaid o contratante não escolhe um prestador simplesmente baseado em seu horário livre, mas escolhe baseado nas suas avaliações e números de limpezas já realizadas. Por outro lado, o prestador de serviço, quando recebe um trabalho novo para realizar, tem a garantia de que será remunerado pelo serviço em até 48 horas após a faxina”, informa o sócio da empresa. A startup estimula a formalização dos trabalhadores. Após um mês de serviços prestados, os diaristas são orientados a se cadastrar como Microempreendedores Individuais para ter seus direitos garantidos. Essa também é uma condição para que os profissionais realizem suas atividades em empresas clientes.

Os diferenciais da Donamaid iniciam na divulgação e no credenciamento. Para expandir-se, a empresa investe principalmente em divulgação online. Além disso, todos as diaristas passam por entrevista em vídeo, verificação de antecedentes e treinamento digital. “Com isso, conseguimos crescer sem ter de contratar gerentes ou profissionais para a gestão em cada cidade”, informa Camargo.

A startup já tem 1.200 clientes cadastrados. Alguns fizeram upgrade e contratam serviços diários, quinzenais, semanais ou mensais. “Nossa taxa de crescimento é de 40% ao mês. Estamos preparando agora a expansão para Porto Alegre, Canoas e Florianópolis até o final do ano”, revela.

Para contratar uma faxina, basta acessar www.donamaid.com.

Para atuar como diarista, basta se inscrever em www.donamaid.com/seja-diarista.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: