Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito sei BOAS Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Pessoas

Administração moderna

Home office como estratégia para geração de resultados

atualizado em: 08/10/18
Rosani Coelho

Rosani Coelho

Consultora, Facilitadora e Conteudista

COMPARTILHE
O sucesso dessa prática está na gestão compartilhada entre empresário, RH, gestores e colaboradores

Vivemos o início de uma nova era, onde a complexidade, a ambiguidade e a subjetividade são atores presentes nas organizações, proporcionando um ambiente de aprendizado e estratégias aplicáveis a cada negócio. A revolução móvel está em andamento e já provoca mudanças na forma como vivemos e trabalhamos. É um futuro repleto de descobertas e de grandes transformações, que impacta empresas de todos os portes e setores.

O termo “modernidade líquida” é cada vez mais atual, já que remete a um momento de grande instabilidade e volatilidade, com rápido avanço das tecnologias digitais e de novas formas de comunicação. Tudo isso tem alterado significativamente os modelos de negócios e as formas de trabalho: o foco é “no que você faz” e não mais “onde você faz”.

O objetivo de tudo isso para as empresas é reduzir ou eliminar custos desnecessários, gerar mais produtividade, se relacionar melhor com seus clientes, construindo alternativas de geração de valor para todas as partes que compõem o ecossistema de negócios.
Nesse contexto, uma das estratégias adotadas pelas empresas para gerar mais resultados é o modelo de trabalho Home Office (home = lar; office = escritório). Esse formato tem crescido muito nos últimos anos e é uma prática ou modelo empresarial onde o trabalho é desenvolvido em um espaço alternativo ao escritório da empresa, de forma integral ou periódica.

No Brasil, a prática ainda é recente, mas apresenta tendência de crescimento. Segundo dados da última edição da Pesquisa Home Office Brasil, 20% das empresas pesquisadas adotaram o modelo de trabalho há menos de um ano, 60% entre um e cinco anos e 20% o utilizam há mais de cinco anos. Alguns dados interessantes:

  • 37% das empresas pesquisadas possuem a prática de home office;
  • 85% dessas empresas apontam como principal ganho da prática o aumento da satisfação e do engajamento dos colaboradores;
  • 66% das empresas consideram a modalidade de home office como ferramenta para enfrentar épocas de crise econômica;
  • 23% das empresas praticantes promoveram redução de espaço físico nos últimos dois anos;
  • 80% das empresas praticantes implantaram a modalidade de home office nos últimos 5 anos;
  • 89% das empresas utilizam a prática como estratégia para atração de colaboradores.

Há também outros aspectos relevantes que impactam na estratégia das empresas a partir da adoção da modalidade, como otimização de processos internos, retenção de colaboradores, sincronismo de atividades e disponibilidade de acesso entre equipes de diferentes localidades, e viabilização e/ou manutenção de planos e estratégias de negócio.

Para as empresas pesquisadas, as frases que melhor definem o modelo de home office são:

  • 71% – gerenciamento baseado em resultados, em vez de presença física;
  • 66% – é necessário o uso adequado da tecnologia;
  • 62% – mudança de cultura para permitir maior agilidade organizacional e inovação.

Essa nova realidade oportuniza vantagens empresariais como economia de tempo e horários mais flexíveis, porém, sempre considerando a Legislação Trabalhista (consulte seu contador a respeito). A implantação do modelo funciona muito bem em determinadas áreas tais quais criação, TI, vendas, marketing, atendimento ao cliente e gestão de projetos, por exemplo.

A economia em gastos com estrutura e transporte também podem ser significativas. Tudo isso gera otimização nas atividades e impacta em custos menores para os produtos e serviços, e assim aumenta a competitividade. Aspectos que merecem atenção estão relacionados à dificuldade para realizar a sucessão nas funções caso seja necessária uma transição e a interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais.

Home office como estratégia para geração de resultados

Em termos pessoais e profissionais também há vantagens e desvantagens. Entre os aspectos positivos estão um melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho a partir da flexibilidade para realizar as atividades, com maior independência e liberdade profissional, oportunizando a escolha e definição do próprio horário de trabalho, desde que em consenso com a empresa.
A redução do tempo com deslocamento e o estresse decorrente do trânsito se tornam menores, assim como a possibilidade de reduzir os custos com transporte, refeições e infraestrutura básica.

Entre as desvantagens estão interrupções indesejadas por estar em um ambiente doméstico, a perda de privacidade pessoal, a indefinição de horários de trabalho e lazer (se não houver planejamento e disciplina) e a possibilidade de excesso de carga de trabalho.

Ainda com base na Pesquisa Home Office Brasil, algumas barreiras impactam a adoção do modelo de home office:

  • Conservadorismo da direção;
  • Aspectos de segurança da informação;
  • Aspectos legais;
  • Gestão das atividades em ambiente externo;
  • Aspectos tecnológicos e de infraestrutura.

Para implementar a prática, é importante a participação ativa e apoio do RH, com a criação de um modelo para que esse formato de trabalho seja eficiente e eficaz. Algumas dicas para um modelo de sucesso:

  • Sensibilize a equipe para o novo formato;
  • Faça um piloto para testar o modelo;
  • Selecione as pessoas certas, pois nem todas possuem o perfil adequado para esse tipo de trabalho;
  • Tenha escopo das funções para adotar o modelo de home office e clareza do trabalho e entregas que devem ser realizados;
  • Oriente os colaboradores para a necessidade de ter disciplina e foco e ter atitudes necessárias para não perder o foco;
  • Treine os colaboradores para o novo formato: como se organizar, como evitar interrupções, sigilo, confidencialidade das informações, por exemplo;
  • Adote um modelo de gestão diferenciada e tenha ferramentas para gerir o modelo: relatórios, automatização via login de usuário, política de remuneração para o modelo;
  • Utilize ferramentas de compartilhamento: WhatsApp, Share Point, Slack, Hangout, entre outros;
  • Avalie a performance: cumprimento de metas, desempenho, nível de entrega dos trabalhos;
  • Realize reuniões de trabalho presenciais em momentos específicos;
  • Estimule a gestão por resultados em vez do gerenciamento de presença.

O sucesso dessa prática está na gestão compartilhada entre empresário, RH, gestores e colaboradores, onde os primeiros atribuem responsabilidades, incentivam a autogestão, inspiram, acompanham e entusiasmam. Por sua vez, o colaborador pratica um trabalho responsável, cria, inova, executa atividades, entrega e contribui para a construção de um novo futuro, repleto de desafios e oportunidades.

 

Veja também:

[Palestra Online]

Home Office é uma boa alternativa para minha empresa?

Conheça mais sobre o trabalho remoto, vantagens, desvantagens, obrigações do empresário e o que está previsto em legislação sobre esta temática.

ACESSE

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: