Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Pessoas

Novos paradigmas

Gestão de pessoas para a economia criativa

atualizado em: 22/02/19
Rubia Marques Dornelles

Rubia Marques Dornelles

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
O conceito pode ser definido como uma maneira de transformar criatividade em produtividade econômica, trazendo uma nova forma de se pensar as relações de trabalho

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A economia criativa pode ser definida como uma maneira de transformar criatividade em produtividade econômica, trazendo uma nova forma de se pensar as relações de trabalho. A gestão de pessoas, sob essa ótica, ganha novos princípios e diretrizes em empresas que buscam inovação.

Isso porque a economia criativa se refere basicamente à ideia de que para uma empresa conseguir ser inovadora e com isso atingir bons resultados ela deve fomentar a criatividade de seus colaboradores, proporcionando mais liberdade e flexibilidade no ambiente de trabalho. Assim, essa teoria defende que a dinâmica de produção deve ser mais descontraída, e os horários de trabalho menos rigorosos, dando atenção não à quantidade de horas trabalhadas, mas sim ao rendimento do tempo trabalhado.

De acordo com esse conceito, o importante no fim de um dia de trabalho não é a formalidade do colaborador nem a carga horária que ele cumpriu, mas sim os resultados alcançados por ele e a satisfação que ele teve com isso. Afinal, um trabalhador feliz com o que faz sem dúvida alguma tende a ser mais criativo e a se empenhar cada vez mais na atividade à qual se dedica.

Nesse cenário, a gestão de pessoas também se pauta na ideia de que um ambiente hierarquizado e sem abertura ao diálogo não estimula um profissional com perfil criativo, motivo pelo qual a economia criativa defende um ambiente de trabalho com alto de nível de conversas, onde todos falam e ouvem.

Economia criativa

O termo “economia criativa” surgiu nos anos 1990, na Austrália, e logo foi para a Inglaterra, onde foi oficializado pela primeira vez no livro “Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas”, escrito pelo empresário de mídia e consultor britânico John Howkins em 2001. Segundo o conceito original de Howkins, a economia criativa tem oito pilares de atuação, sendo eles arquitetura, design, artes, moda, cinema, audiovisual, literatura e artes cênicas, mas atualmente se entende que ela pode ser empregada em qualquer tipo de atividade que busca inovação e desenvolvimento de forma colaborativa. Por isso a economia criativa é tão importante quando se fala em empreendedorismo, devendo ser aplicada independentemente da atividade desenvolvida.

Dados mostram também a expansão dessa área. A economia criativa representa 7% do PIB global. No Brasil, atualmente é um setor que emprega mais e com os mais altos salários. Um estudo da Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados de São Paulo (Seade) concluiu que a economia criativa emprega mais jovens do que a média (profissionais com idade entre 25 e 39 anos), com formação diferenciada (75% das pessoas têm mais de dez anos de estudo), e que a média salarial desses profissionais na região metropolitana de São Paulo é 114% maior do que a média do Brasil. E a tendência é que esse setor seja cada vez mais explorado e difundido no País.

Há de se ressaltar, no entanto, que por mais arrojado que seja o perfil de uma empresa, os processos de gestão ainda se mostram de suma importância para o desenvolvimento da atividade empresarial. Toda organização precisa aproveitar ao máximo não somente o rendimento de seus colaboradores, mas também outros fatores que a integram, como equipamentos, tecnologias, estrutura e recursos. Nesse aspecto, a gestão por processos é essencial, pois se refere a técnicas utilizadas para organizar, reavaliar, aprimorar e padronizar os processos de trabalho, permitindo a integração entre todas as funções desempenhadas por uma empresa em seus diferentes departamentos. Por melhores que sejam as pessoas e a estrutura, sem processos claros uma empresa não consegue alcançar o máximo de produtividade.

Ideias, criatividade e imaginação são elementos essenciais no empreendedorismo, e justamente por isso o universo da economia criativa e seus conceitos aplicáveis à gestão de pessoas se apresentam como obrigatórios para quem já está ou pretende atuar nessa área. Por outro lado, modelos tradicionais existem por um motivo, e quando se trata de gestão por processos, não se pode esquecer do valor de técnicas já aplicadas com sucesso ao longo dos anos, sendo importante saber mesclar a inovação com modelos que garantam um padrão de qualidade. Um empreendedor antenado a esses princípios sem dúvida alguma larga na frente na corrida pelo sucesso empresarial.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: