Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Ampliando horizontes

Você é um modelo de negócio!

atualizado em: 13/06/19
Tanara Souza

Tanara Souza

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
Suas habilidades e interesses pessoais podem ser utilizados como ferramentas para fazer de você seu próprio empreendimento

E se você investir em você mesmo, entendendo que suas habilidades e conhecimentos podem ser ferramentas para mudanças em sua carreira e a chave para novas possibilidades agora e no futuro? Essa é a ideia que sustenta o Modelo de Negócios Pessoal. Do inglês “Business Model You”, o conceito foi elaborado em 2013 por 328 especialistas de 43 países. Também conhecido como Canvas Pessoal, é composto por nove blocos que compõem um quadro. Montado, permite ver os pontos mais importantes para o seu desenvolvimento. Ou seja, você é um modelo de negócio!

Utilizar essa metodologia vai ajudar você a montar um modelo de negócio pessoal por meio do quadro – canvas – , facilitando a visualização dos diversos aspectos de sua vida que podem ser utilizados neste processo de compreender e enxergar possibilidades para sua carreira e também para a vida pessoal.

Traçar metas, definir caminhos, saber o que e quem ajuda ou atrapalha, percepção do que funciona e da progressão obtida, dedicar esforços no que vale a pena e diminuir pontos fracos enquanto valoriza os fortes compõem parte da estratégia do Modelo de Negócios Pessoal.

Informações para provar que você é um modelo de negócio

Entre informações e orientações para uma reorientação em sua vida pessoal e profissional, há algumas tarefas que precisam ser respondidas por você mesmo:

  • Quais são seus interesses?
  • O que você gosta mais?
  • Quais são os seus talentos?
  • Quem é você?
  • O que você tem a oferecer?

Além disso, faça uma lista com o que você acha que são suas habilidades e descreva sua personalidade.

Essas atividades devem ser feitas de forma a refletir naturalmente quem você é. Essa espontaneidade e sinceridade vão ajudar a definir o tamanho do seu sucesso como empreendedor.

Vida pessoal é parte do seu empreendimento

Utilizar o Canvas Pessoal é uma maneira de tentar enxergar o futuro a curto, médio e longo prazos. E tal percepção pode auxiliar na busca por objetivos pessoais e profissionais. Nada melhor para quem deseja ser um empreendedor ou já está dando os primeiros passos na busca por um novo desafio profissional.

O que tem a ver também com sua vida pessoal. A ideia da formatação do Modelo de Negócios Pessoal envolve aspectos da vida em família ou do relacionamento com amigos, hobbies e sonhos que inicialmente parecem desconectados do mercado de trabalho ou do mundo do empreendedorismo.

Dentro dessa metodologia, outra ferramenta, a “Roda da Vida”, ajuda a entender as diversas áreas de sua vida. Nela, você escolhe oito itens que considera mais importantes de uma lista pré-definida e os coloca na roda, preenchendo cada área para cada item de acordo com o tanto que eles ocupam em seu dia a dia. Na lista de itens estão família, saúde, diversão e amigos.

Depois de pronta, a ferramenta vai ajudar a entender em que momento você está e de que forma seus interesses compõem seu cenário atual. A partir dessa constatação, você terá condições de refletir sobre as mudanças que quer ou que vai precisar fazer e estabelecer propósitos e compromissos.

Essas são apenas algumas considerações disponíveis no e-book “Você é um Modelo de Negócio – Guia de Desenvolvimento Pessoal do Modelo de Negócios Pessoal”, disponível para download gratuito no site do Sebrae RS. A publicação funciona como um guia para quem deseja traçar um plano de mudança com base em valores e habilidades pessoais.

 

Quer saber mais?

Baixe aqui: e-book “Você é um Modelo de Negócio – Guia de Desenvolvimento Pessoal do Modelo de Negócios Pessoal

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: