Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Negócios

MEI: como aumentar suas vendas?

atualizado em: 18/12/19
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE
Vender é a razão de ser de um negócio, e quem não vende não sobrevive. Portanto, é preciso seguir algumas orientações que vão melhorar este fator em seu negócio

Quando se é MEI (microempreendedor individual), é preciso desenvolver muitas capacidades para manter o negócio, visto que esta é uma jornada feita por uma única pessoa. E uma das maiores questões do negócio é como aumentar suas vendas.

Pois bem, é possível fazer uma gestão estratégica e empreendedora nesse sentido. Vender é a razão de ser de um empreendimento, e quem não vende não sobrevive. Portanto, é preciso seguir algumas orientações que vão melhorar este fator em seu negócio.

Aprenda cada vez mais e tenha disposição

Um MEI é uma tarefa, como o próprio nome diz, individual. Portanto, é preciso que o empreendedor esteja sempre disposto a se informar mais sobre processos, fazer cursos e workshops, se antecipar a problemas, atentar aos estoques e ter muita disposição e vitalidade.

Conheça bem seu mercado

Para ter uma ação estratégica, é preciso saber como é o seu mercado, ou seja, o segmento no qual você atua. Saiba tudo sobre os produtos/serviços desse mercado, os concorrentes, os valores, as inovações, os clientes.

Entenda o que são e quem são seus clientes

Clientes são todas as pessoas que compram seus produtos e serviços, e podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Trace perfis das pessoas/empresas que mais podem se interessar pelo que você está oferecendo para poder traçar estratégias de vendas mais focadas. Preocupe-se em manter os clientes já conquistados e também em buscar novos.

Saiba o que são e quem são seus concorrentes

Concorrentes são os outros negócios que estão no mesmo segmento que você. Eles disputam os mesmos clientes com o seu empreendimento. É preciso conhecê-los, ver como vendem e quanto vendem e procurar oferecer melhores condições para atrair clientes para você.

Fornecedores: parceiros estratégicos

Fornecedor é quem fornece insumos, matérias-primas ou produtos para o seu negócio. Ter bons fornecedores e construir uma relação de confiança com eles permite que você compre insumos (ou produtos já prontos) com maior qualidade e com melhores condições de preço, o que melhora sua margem nas vendas.

Aprenda um pouco sobre marketing

Marketing é a ciência de aproximar produtos ou serviços de quem precisa/deseja comprar e tem condições e disponibilidade para pagar por isso. Esses são seus potenciais consumidores/clientes. O marketing também significa entregar satisfação ao cliente em forma de algum benefício. É interessante conhecer os 4 “Ps” do marketing: Produto, Preço, Ponto/Praça de Venda, Promoção/Comunicação. Por meio do marketing, você faz promoções de vendas, muda produtos ou serviços para agradar o cliente, define os preços atrativos e até muda o ponto de venda para ter maior atratividade.

Como aumentar suas vendas

Como já dito acima, todo empreendedor deve ter disposição para correr atrás de novos conhecimentos como forma de manter seu negócio sustentável. E as vendas são a espinha dorsal de qualquer empreendimento.

Para saber mais, o MEI pode baixar gratuitamente o e-book “MEI: Como Aumentar suas Vendas?” e se aprofundar mais sobre conceitos como sociedade de consumo, clientes, concorrentes, vendas, marketing e mercado, com exercícios práticos e jogos para fixar o aprendizado.

Sobre a publicação

Objetivo

Reúne informações sobre mercado e vendas, apresentando orientações e conceitos para uma gestão estratégica e empreendedora.

Público-Alvo

  • Microempreendedor Individual

Conteúdo

  • Como aumentar suas vendas?
  • Saber vender
  • Cinemercado: Qualidades para vender mais
  • Afinal, o que é marketing?
  • Marketing e mercado
  • Sociedade, marketing e você
  • Cinemercado: Fatores que influenciam o preço e consumo

Saiba mais

Baixe aqui gratuitamente: “MEI: Como Aumentar suas Vendas?”

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

Prêmio Educador Transformador destaca iniciativas no âmbito da educação empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: