Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Pessoas

Autoconhecimento

Liderando com personalidade

atualizado em: 09/09/19
Tatiane Martins

Tatiane Martins

coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC)

COMPARTILHE
Compreender aquilo que a personalidade tem de mais positivo e lapidar aspectos negativos promovem autoconfiança, autoestima, automotivação e autorrespon- sabilidade

Nessa trajetória profissional, na qual desenvolver pessoas e melhorar os processos por meio da entrega das pessoas é o meu propósito, já me deparei com diversas situações. E o líder foi meu objeto de estudo. Por quê? Porque é ele quem incentiva, inspira, coordena, avalia, mensura, encoraja, tem visão sistêmica, conecta e nos orienta muitas vezes. E pasmem: ele não é super-herói, nem super-heroína! Nas micro e pequenas empresas (MPEs), muitos empresários se tornam responsáveis pela liderança.

Ao conhecer as histórias desses empresários, as narrativas são muito semelhantes. Eles são exímios profissionais, dedicados e comprometidos com a entrega de suas tarefas, preocupados com gestão, produção, atendimento e divulgação de seus negócios. Nesse momento, eles vão buscando novos integrantes para ajudá-los. Funcionários, colaboradores, a nomenclatura não importa. O que importa é que muitos percebem que precisam melhorar suas competências para lidar melhor com as pessoas. Por outro lado, alguns perdem seu brilho, seu entusiasmo, sua motivação e chegam até a perder sua identidade profissional.

Liderar é um verbo de ação! Ou seja, é preciso agir para obter resultado. E será que todos os empresários sabem liderar? O que falta para eles com relação à liderança? Ou o que eles têm a mais em suas ações?

Tem pessoas que são autoritárias, centralizadoras, controladoras, exigentes, críticas e apegadas. Seu comportamento gera uma atmosfera de insegurança, apatia, medo e até descomprometimento dos integrantes da equipe. Por outro lado, temos pessoas que são permissivas, generosas, compreensíveis, tolerantes, pacienciosas. Esses traços geram comportamentos em que a equipe passa a liderar, porque eles percebem a falta da energia poderosa do líder.

Liderança com eficiência

Os dois extremos foram citados para elucidar que os traços de personalidade que temos inevitavelmente gerarão determinadas reações em outras pessoas. Quanto mais soubermos disso, mais assertivos e eficientes seremos em nossa liderança. Já li, estudei, cursei e conheci diversas ferramentas e teorias. Só que conheci uma que, definitivamente, é a melhor! Apresento-lhes o Eneagrama.

O Eneagrama é um sistema capaz de devolver para cada ser humano o brilho, a vivacidade e a compreensão de si mesmo e de como lidar melhor com as pessoas extraindo delas o seu melhor. Compreender o que a personalidade tem de mais positivo e competente e lapidar os aspectos negativos promovem autoconfiança, autoestima, automotivação e autorresponsabilidade.

O Eneagrama, por meio do seu símbolo, nos apresenta nove perspectivas de interpretar e perceber a mesma realidade, porém, de ângulos distintos. Portanto, fesperte-se e vá em busca de conhecer o seu!

Saiba mais

Assista aqui a um vídeo gratuito sobre o Eneagrama

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: