Loading SEBRAE

Mais buscados: MEi credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Registro

Os benefícios da formalização para o MEI

atualizado em: 14/10/19
Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Miriam de Lourdes Menezes da Silva

Gerência de Soluções

COMPARTILHE
Na administração do dia a dia da empresa, também há muitos benefícios, como tributação simplificada e reduzida, com contribuições fixas

Quem tem o espírito do empreendedorismo é impulsionado por aquela vontade de criar e tocar um negócio. Muitas vezes, por necessidade, o início de um MEI (microempreendimento individual) é informal, sem que ele esteja registrado oficialmente dentro dos trâmites e canais competentes. Mas sempre chega aquele momento em que é necessário formalizar a empresa para que os negócios possam crescer e para evitar problemas legais. Aí é que entram os benefícios da formalização.

A abertura de um MEI já traz vantagens, tais como isenção total de taxas, processo feito inteiramente pela internet e rapidez para conseguir o CNPJ, que fica pronto em minutos. Com o CNPJ em mãos, o empreendimento passa a existir oficialmente, permitindo fazer transações comerciais de compra e venda de produtos com emissão de notas fiscais e até participar de licitações.

Na administração do dia a dia da empresa, também há muitos benefícios, como tributação simplificada e reduzida. As contribuições são fixas, sendo 5% do salário mínimo para a Previdência Social; R$ 1,00 para ICMS (para comércio, indústria e transporte intermunicipal ou interestadual); ou R$ 5,00 de ISS para prestadores de serviços.

Benefícios da formalização em várias áreas

A formalização como MEI também traz acesso à Previdência Social, pois o microempreendedor individual e seus familiares podem gozar dos benefícios como licença-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão, por exemplo. Mas isso desde que pague o DAS em dia e cumpra o prazo de carência para cada benefício.

Ser um MEI formalizado também permite isenção da escrituração fiscal e contábil, ou seja, não é necessário ter um contador, e abre possibilidades de acesso a crédito com taxas diferenciadas.

Outro ponto positivo é que é permitido ao MEI ter um empregado registrado, que deverá receber o piso da categoria, ou, na falta deste, um salário mínimo. Os benefícios a serem pagos ao empregado também são reduzidos, representando 3% do salário para INSS e 8% do FGTS.

Ou seja, sair da informalidade abre novas oportunidades para o seu negócio e benefícios que podem dar mais segurança para você tocar sua atividade. E você pode saber mais sobre isso no vídeo online “O que o MEI Quer Saber – Benefícios da Formalização”.

Sobre o vídeo

Objetivo

Responder dúvidas que o microempreendedor individual possui a respeito dos benefícios existentes após a formalização como MEI.

Público-Alvo

  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Candidato a empresário

Conteúdo

  • Redução de carga tributária
  • Facilidades em obter CNPJ
  • Emissão de nota fiscal

Saiba mais

Acesse gratuitamente aqui: “O que o MEI Quer Saber – Benefícios da Formalização”

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: