Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Histórias que Inspiram

Startup

Startup gaúcha desenvolve sensores para otimização de irrigação

atualizado em: 20/02/20
Ivana

Ivana

Jornalista

COMPARTILHE
Raks Tecnologia Agrícola foi integrante do StartupRS Agritech, em 2018

A Raks Tecnologia Agrícola é uma startup de São Leopoldo que desenvolveu um programa que otimiza e automatiza o processo de irrigação do solo. Recentemente, a iniciativa rendeu a aprovação de um aporte financeiro de R$ 200 mil do Fundo20, resultado da parceria estabelecida pela VENTIUR e o Tecnosinos visando fomentar a inovação e o empreendedorismo no Vale dos Sinos.

“Queremos fechar o ano com 50 fazendas utilizando o nosso sistema completo. Com esse valor, pretendemos aumentar o nosso time, aumentar nossa capacidade de produção para atender esse total de fazendas até o final de 2020. Hoje, são cinco fazendas utilizando o sistema”, destaca a co-fundadora da Raks Tecnologia Agrícola, Fabiane Kuhn.

O projeto da Raks funciona com sensores de umidade movidos a energia solar que se comunicam com um sistema central e, assim, os produtores podem acompanhar os dados de umidade do solo por site ou aplicativo. Sem precisarem de deslocamento até a lavoura, os produtores recebem um alerta sobre a necessidade de irrigação, que é acionada à distância. Eles também têm a opção de configurar o sistema para que a irrigação seja acionada automaticamente, sempre que detectada a necessidade. A solução reduz gastos, aumenta a produtividade e diminui o impacto ambiental, já que evita o desperdício de água.

Startup gaúcha desenvolve sensores para otimização de irrigação

Experiência internacional

No ano passado, participou do Iowa Agritech Accelerator, programa com foco no desenvolvimento internacional de empresas com soluções para o agronegócio. A startup gaúcha, incubada no Tecnosinos, em São Leopoldo, ficou cerca de 100 dias na cidade de Des Moines, nos Estados Unidos. Foram dezenas de rodadas de mentorias, workshops, capacitações, visitas a empresas parceiras e a lavouras que são referência em tecnologia. Eles também participaram de feiras agrícolas, apresentando o produto a investidores e agricultores norte-americanos.

“Foi um processo bem intenso que nos ajudou bastante no crescimento profissional da Raks, mas também na abertura de mercado nos Estados Unidos. Podemos dizer que hoje a empresa está estabelecida no Brasil e nos Estados Unidos, que são dois dos dez países que têm mais áreas irrigadas do mundo. Isso se torna bem estratégico“, comemora a empresária.

Oportunidade que aconteceu depois que a empresa participou do StartupRS Agritech em 2018, programa desenvolvido pelo Sebrae RS. Na avaliação da empreendedora, a participação contribuiu para que a empresa pudesse chegar no patamar que está, pois abriu as portas para o mercado, colocou em contato com produtores, capacitou e desenvolveu a habilidade empreendedora, além de  colocar a empresa em contato com outras startups do setor.

O analista de articulação de projetos do Sebrae RS João Antônio Pinheiro Neto acrescenta: “Eles tiveram a oportunidade de desenvolver ainda mais o produto, de pensar o negócio de forma estratégica, além de contato com o público-alvo. O programa conectou a empresa aos produtores, isso também gerou feedbacks e possibilitou que melhorias fossem pensadas”, resume.

 

Fique ligado!

As inscrições para a próxima turma do Startup Agritech abrem em março. O programa é destinado a startups que desenvolvam soluções em software ou hardware e que resolvam problemas reais na cadeia do agronegócio. Por meio de consultorias, workshops, mentorias e ações de mercado, o programa visa validar o modelo de negócios das startups, preparação para vendas e conexão com grandes players do agronegócio por meio de acesso facilitado a eventos, rodadas de negócios, entre outras ações de mercado. Saiba mais em https://startups.sebraers.com.br/startuprs-agritech/.

Startup gaúcha desenvolve sensores para otimização de irrigação 1

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: