Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Empreendedorismo

Gestão de Pessoas

Great Place to Work: Sebrae RS é destaque entre as três melhores empresas do Brasil para se trabalhar no segmento do terceiro setor

atualizado em: 27/01/21
André Vanoni de Godoy

André Vanoni de Godoy

Diretor Superintendente | Sebrae RS

COMPARTILHE
Num ano marcado por tantas dificuldades, os grandes destaques são a construção de um clima organizacional positivo, com altos índices de motivação na equipe, e o comprometimento de todos na superação dos desafios

Com um trabalho focado na manutenção de um clima organizacional positivo, na motivação dos times e no estímulo ao trabalho em equipe, o Sebrae RS é considerado um dos melhores lugares no país para se trabalhar e se desenvolver profissionalmente. E quem atesta isso é o Great Place to Work (GPTW), organização que realiza pesquisas de clima em mais de 100 países. Depois de atingirmos expressivos 88 pontos na última pesquisa geral, divulgada no ano passado, passamos também a figurar, em pesquisa divulgada no dia 26 de janeiro, como a terceira melhor organização para se trabalhar no terceiro setor.

Este resultado vem da segunda participação do Sebrae RS na pesquisa do GPTW, sendo que também já havíamos sido reconhecidos em 2019. Num cenário marcado por tantas dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus, os grandes destaques são a construção de um clima organizacional positivo, com altos índices de motivação na equipe, e os esforços de todos para superar os desafios. Nossa trajetória recente está marcada pela implantação de boas práticas na gestão de pessoas, que se refletem tanto nas premiações recebidas quanto em nosso trabalho realizado nos atendimentos prestados aos empreendedores.

Como funciona a premiação do GPTW

Para que uma organização seja reconhecida com o selo GPTW, é necessário passar por uma ampla pesquisa de clima, que avalia nove critérios essenciais ao dia a dia de uma empresa com bons índices de satisfação entre seus colaboradores:

  • Inspirar: de que forma as equipes são norteadas e instigadas em busca dos melhores resultados;
  • Falar: como a empresa informa os colaboradores sobre as expectativas a serem atingidas e demais orientações;

  • Escutar: como essa prática é feita, tendo como foco a escuta das lideranças em relação ao que os liderados têm a dizer sobre fluxos de comunicação interna;
  • Agradecer: como são utilizados os recursos no reconhecimento dos trabalhos realizados;
  • Desenvolver: como as boas práticas de desenvolvimento e aprimoramento profissional são utilizadas internamente;
  • Cuidar: de que forma funcionam os mecanismos e abordagens pelos quais a organização acolhe seus colaboradores, considerando cuidados diversos;
  • Contratar: como são as políticas e critérios para preenchimento de vagas e recebimento de novos funcionários;
  • Celebrar: de que maneira as lideranças comemoram junto com as equipes o bom trabalho realizado;
  • Compartilhar: como os resultados são divulgados e compartilhados entre a equipe.

Para nosso time, o desafio de atender a esses quesitos é estimulante. Nossa analista de Recursos Humanos Neiva Fátima Schefer, que atua especificamente com as práticas de Gestão de Pessoas, lembra que a avaliação com base nesses nove critérios se dá por meio de questionários respondidos pelos colaboradores, além de uma série de comprovações e validações das práticas internas. “A empresa deve registrar seus processos e apresentar uma série de documentos no decorrer da pesquisa”, lembra.

Nossos exemplos

No caso do Sebrae RS, Neiva destaca alguns pontos altos de políticas e procedimentos que garantem à organização ser referência na Gestão de Pessoas:

Comunicação interna

Com transparência no diálogo entre líderes e equipes, a utilização de ferramentas digitais, como a rede social Yammer – que permite a utilização de canais internos com editorias temáticas e diversas funções –, tem sido um dos pontos altos das nossas práticas. Os conteúdos são disponibilizados em formatos variados e permitem um fluxo de comunicação de mão dupla.

Pesquisas e melhorias frequentes

Nossas próprias pesquisas junto às equipes mostram que o Sebrae RS está interessado em saber o que os colaboradores pensam sobre temas internos. A intenção é a adaptação frequente das práticas adotadas.

Senso de pertencimento

O trabalho de nossa atual gestão é marcado pela inovação e pela agilidade nas tratativas junto a funcionários, mantendo-os no foco das ações e das preocupações, o que se pode notar, por exemplo, no acompanhamento realizado junto a integrantes das equipes que necessitem de apoio emocional.

Postura diante da pandemia

Tendo em vista a chegada da Covid-19, foi realizado um pacto no Sebrae RS. Os colaboradores foram informados de que não haveria demissões específicas em razão da proliferação do vírus e seus impactos no mercado. Também sabíamos que para a concretização desse plano era (e continua sendo) necessário o engajamento total e muita resiliência por parte de cada um. Os trabalhos prosseguiram com adaptações, num clima de motivação e união para que superássemos juntos tantos obstáculos.

O que significa estar entre as melhores para se trabalhar

Tanto a certificação geral do GPTW quanto o selo específico nacional voltado a organizações do terceiro setor são provas de que nosso propósito de transformar a realidade de nossos clientes está sendo honrado, seja através do reconhecimento dos talentos com os quais contamos, seja por meio da autonomia com a qual os colaboradores atuam.

Nossa filosofia envolve cuidar de pessoas, mas sem qualquer abordagem paternalista, pois além de oferecer os meios de trabalho mais adequados e modernos, mantemos o compromisso com as entregas que são definidas por meio de acordos entre equipes e liderança. É dessa forma que possibilitamos um clima organizacional marcado pela colaboração de profissionais altamente comprometidos.

A identificação com os valores da empresa pode ser notada nas mais diversas equipes. Esse orgulho de trabalhar em prol do time pode ser exemplificado nas palavras de dois colaboradores, que resumem um sentimento geral que temos.

Silvana: orgulho fazer parte de uma ‘empresa GPTW’

Nossa gerente da Regional Norte, Silvana Conterato Berguemmaier, por exemplo, faz questão de enfatizar a cultura de desenvolvimento. “Para mim é um orgulho fazer parte de uma ‘empresa GPTW’. Trabalho aqui há 19 anos e posso dizer que é uma organização que permite aprendermos e nos desafiarmos todos os dias. O Sebrae RS está em constante evolução e, para isso, tem um olhar especial voltado às pessoas da organização, seu bem-estar, o respeito e a qualidade de vida. Deixo aqui as palavras que vêm do nosso manifesto: somos uma organização feita por pessoas que criam soluções para melhorar a vida de pessoas, que, para nós, se revelam na forma de empreendedores”, destaca.

Atuante em nosso time há quase 17 anos, Marie Christine Julie Mascarenhas Fabre é analista de Desenvolvimento e Curadoria de Produtos, e ressalta o caráter inspirador da nossa grande missão: transformar para melhor os empreendimentos e, em última instância, transformar a vida de um grande número de pessoas. “Acredito que a cultura de uma empresa é feita pelos colaboradores. E aqui todos abraçaram a causa da transformação e da melhoria do clima interno junto com as lideranças, que também têm o comprometimento de intervir no que é necessário e implementar práticas que beneficiem e favoreçam essa cultura organizacional. Tenho visto nos últimos anos um engajamento em busca de fazer um Sebrae diferente, que trabalha a colaboração entre as equipes e as pessoas. A própria causa pela qual atuamos também é motivo de orgulho, pois o trabalho realizado impacta positivamente a sociedade”, lembra ela.

Marie Christine: todos abraçaram a causa da transformação e da melhoria do clima interno

Ao constatar o que motiva esses e tantos outros colaboradores é que compreendemos porque o Sebrae RS vem se destacando, ano após ano, na gestão de pessoas. E, desta forma, temos procurado ser um exemplo para todos aqueles que desejam empreender e ajudar no progresso de nossa sociedade, nosso Estado e nosso país. Sendo assim, com muito orgulho e um caloroso sentimento de pertencimento, em nome de todos os nossos colaboradores, dedicamos este reconhecimento do GPTW aos nossos clientes, os empreendedores do RS.

Quer saber mais sobre como o Sebrae RS pode ajudar sua empresa em Gestão de Pessoas e em todas as outras áreas de empreendedorismo?

Conheça todo nosso portfólio de cursos on-line, e-books, palestras e consultorias em recursos humanos e outros temas. Entre em contato pela nossa Central de Relacionamento com o Cliente no 0800 570 0800 ou na unidade do Sebrae RS mais próxima.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: