Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Casos de Sucesso

A reinvenção da loja de presentes

atualizado em: 13/06/17
SEBRAE RS

SEBRAE RS

Redação

COMPARTILHE

 

Porto Alegre – As empresárias Mirela Barbosa e Raquel Silva resolveram levar a sério a máxima de que crise é oportunidade. Donas de uma loja de presentes, elas superaram um sinistro causado por um temporal e a necessidade de encerrar as portas da filial no ano passado e reinventaram seu negócio, com o apoio do SEBRAE RS. O resultado é um novo espaço que acabou se transformando em um refúgio para a comunidade no entorno do Jardim Lindóia, em Porto Alegre, onde o Armazém Moderno está situado.

Depois de perder quase tudo em um alagamento e de ter de fechar uma filial, a Armazém Moderno se transforma em ponto de convivência na Zona Norte da Capital

Quem vê o ambiente convidativo e charmoso localizado na Rua Bom Retiro do Sul, 23, não imagina que há dois anos a empresa passou por uma tragédia. “No dia 20 de dezembro de 2014, nossa filial ficou alagada com uma enchente e perdemos todas as mercadorias. A situação foi agravada pelo período em que o fato ocorreu, já que os 4 dias que antecedem o Natal representam 45% do faturamento do ano”, recorda Mirela. “Foi como se ficássemos com a loja meio ano fechada, só pagando custos e despesas”, compara.

O drama não deixou as sócias esmorecerem. Foram bater à porta do Sindilojas e do SEBRAE RS e encontraram o projeto Comércio e Serviços em Ação. “A iniciativa acompanha as micro e pequenas empresas do varejo ao longo de dois anos, com cursos e consultorias em áreas como marketing, gestão e finanças”, explica o gestor de projetos do SEBRAE RS Rodrigo Baierle Silva.

A sustentação teórica e prática acabou sendo reforçada pelo espírito empreendedor de Mirela e Raquel, que começaram a fazer ajustes para tornar o negócio mais rentável. Mas a crise chegou forte, aliada ao colapso da segurança em Porto Alegre. “As pessoas estão indo menos a lojas de rua e fomos obrigadas a fechar a filial no Bairro Jardim Planalto”, lamenta Mirela.

Um novo armazém

Mais uma vez a dificuldade serviu de combustível para as empresárias. “Elas têm a capacidade de se reinventar, de não desistir e de manter o que acreditam”, reconhece Silva, do SEBRAE RS. Em junho do ano passado, após fechar a filial, começou a transformação, com um reposicionamento de conceito para a loja ser percebida não apenas como um espaço para presentes, mas com um ambiente agradável, de convivência.

Entre os diferenciais, o Armazém Moderno tem o Cantinho da Troca, com livros na calçada, acessíveis ao público. “Também criamos um espaço com sofá e passamos a servir café, chás e bolos caseiros”, descreve a empresária. As pessoas começaram a visitar a loja para conviver, trocar ideias e comprar. “Alguns clientes comentam que somos um refúgio, um oásis no bairro”, orgulha-se.

A empresa também investiu em redes sociais e, em pouco tempo, o número de seguidores da fan page do Armazém Moderno no Facebook triplicou e hoje tem mais de 3 mil fãs. Os planos preveem ainda o aumento da inserção na comunidade e transformar a loja em um espaço cultural. Depois de alguns eventos realizados no ano passado, o Armazém Moderno já prepara um calendário para 2017. “Teremos hora do conto, palestras sobre viagens e vendas, música, teatro, várias ações em parceria com as pessoas que moram perto, que visitam a loja”, comenta Mirela. Além de envolver o público, a empresa comemora o aumento da receita. “Em um evento do ano passado, o chá da bruxa, promovido em uma segunda-feira, conseguimos multiplicar nosso faturamento em quatro vezes, comparado a um dia normal”, revela.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

24 de Abril de 2024

Formação para micro e pequenas empresas de Porto Alegre começa em abril

SAIBA MAIS

 

24 de Abril de 2024

Workshop orienta empresários para a busca de recursos por meio do Edital Tecnova

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: