Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Design

Design de Serviço

Design a serviço da experiência do consumidor

atualizado em: 07/06/17
Luciane Schwalbe

Luciane Schwalbe

Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financieros

COMPARTILHE
O Design do Serviço permite que as empresas olhem para si mesmas sob o ponto de vista do cliente e assim projeta-se em resposta a isso

Imagine duas cafeterias, uma ao lado da outra, sendo que cada uma delas vende o mesmo tipo de produto e pratica os mesmos preços: o Design de Serviço é o que faz com que o cliente entre em uma delas e não na outra. Trata-se de uma modalidade do design que desenvolve e aperfeiçoa os serviços com foco na experiência do consumidor. A distinção pode dar-se pela iluminação, o aceite ou não do cartão de crédito, presença de wi-fi, cadeiras confortáveis, música ambiente, imagem divertida na espuma do café… Todos estes elementos relacionam-se com o Design de Serviços e essas experiências precisam ser projetadas.

Serviços são produtos intangíveis que têm impacto expressivos em nosso cotidiano e determinam a qualidade do nosso bem-estar à medida que os experimentamos. Por consequência, o cliente está cada vez mais exigente, autônomo e disperso em uma enorme variedade de canais e opções de escolha. Logo, o cliente exige das organizações soluções mais inovadores, visuais, criativas e amigáveis, ou seja, busca experiências mais significativas.

Para que o serviço seja bem-sucedido ele precisa estar perfeitamente harmonizado com as necessidades e percepções dos clientes. Neste sentido, o Design de Serviços utiliza instrumentos apropriados para analisar e entender o mercado, suas oportunidades, expectativas, bem como captar e sintetizar informações do usuário/cliente, envolvendo inclusive, se necessário, etapas de prototipação.

Você lembra do exemplo das cafeterias apresentadas no início deste artigo? Que tal inovar na hora de servir o café para seu cliente imprimindo sua imagem na espuma do café? Ou ainda surpreendendo-o com arte em 3D.

Fonte: goo.gl/EW9TIZ

 

O Design é chamado a imaginar e projetar serviços de ponta a ponta, desenhando a jornada do cliente, pensando nos atributos funcionais e emocionais do serviço, prevendo parcerias estratégicas eficazes e assim facilitar a experiência ideal.

Em resumo, o serviço só tem valor se o seu cliente percebe os benefícios.

Quer saber mais? 

Conheça o e-Book Design nos serviços que aborda exemplos da aplicação das áreas do design em serviços. Clique aqui e faça o download do material quando quiser. 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Abril de 2024

Empreendedorismo e Carreiras no Interior é tema de palestra com Marianita Ortaça em Tupanciretã

SAIBA MAIS

 

22 de Abril de 2024

Sebrae vai premiar conteúdos jornalísticos que abordem os pequenos negócios

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: