Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito SEI Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Moveleiro

Otimização de Processos

Como ter mais produtividade ocupando menos espaço na marcenaria

atualizado em: 12/07/18
Cleandro Nilson

Cleandro Nilson

Founder, CEO Gabster

COMPARTILHE
Eliminar grande parte do custo de uma marcenaria e ainda liberar um bom espaço para expandir a produção

Há alguns anos já levantamos a bandeira da obrigatoriedade da otimização dos processos dentro da marcenaria. A melhoria contínua dos processos traz mais segurança financeira e solidez; faz com que a marcenaria seja uma empresa competitiva; e possibilita economia, pois elimina desperdícios de recursos de mão de obra, material e espaço. Analisar continuamente os potenciais de melhoria em todos os processos, entender o que pode ser otimizado, promover as mudanças, checar e aprender são iniciativas que continuamente fazem uma empresa crescer. É muito mais do que otimizar um processo. Falamos da possibilidade de eliminar grande parte do custo de uma marcenaria e ainda liberar um bom espaço para expandir a produção.

Como ter mais produtividade ocupando menos espaço na marcenaria

 

Principais ganhos

Espaço

A falta de espaço é um dos principais problemas enfrentados, principalmente, por pequenas marcenarias. Em épocas de alta demanda, a empresa fica lotada com produtos montados. Já em ocasiões de baixa produção, esse volume é reduzido.

Tempo

Normalmente, estima-se que um marceneiro gaste cerca de um dia para produzir um armário e pelo menos mais um para montá-lo e desmontá-lo.

Qualidade

A eliminação da pré-montagem também está relacionada à melhor qualidade das peças entregues, facilidade de locomoção, limpeza e manutenção do ambiente.

O que é preciso fazer

Não recomendamos deixar de fazer a pré-montagem de uma hora para outra. O empreendedor precisa estar com um nível de entendimento sobre gestão e estabelecer alguns padrões em seu negócio.

A empresa precisa estar em um nível de gestão mais controlado. A marcenaria deve ter um controle sobre o seu padrão de construção sob medida, com total consciência acerca de seu sistema construtivo (engenharia ou padrão dos móveis sob medida) e com controle do método construtivo (conjunto de atividades bem definidas para a produção do mobiliário) na produção.

O nível de gestão na empresa pode ser classificado em:

  • Inicial

Gestão baseada na experiência e conhecimentos advindos dos sócios ou proprietários que executam estratégias, processos e organização a partir da própria experiência.

  • Controlado

Estágio intermediário que indica a utilização de práticas em organização que, por outro lado, têm a aplicação dependente dos executores das atividades.

  • Sistematizado

Com processos otimizados e aplicação de práticas de gestão que independem das pessoas com uma cultura pela melhoria contínua dos processos já percebida.

  • Otimizado

Estágio avançado que, além de perseguir sistematicamente a melhoria dos processos, permite à empresa agir de forma inovadora para provocar saltos maiores de crescimento.

 

Passos fundamentais

Definir um sistema construtivo

A marcenaria precisa começar definindo um sistema construtivo para seus produtos. Ter um padrão é a base para ter controle na empresa, para sair do modo artesanal e para a produção linear de peças sob medida.

Implantar um método construtivo

Depois do sistema construtivo, a empresa precisa implantar o método construtivo, que são novos processos, para então chegar à produção linear de peças sob medida.

Investimento tecnológico

Para que o marceneiro tenha o melhor resultado possível e consiga desenvolver a gestão da empresa, é necessário que se invista em tecnologia. Atualmente existem diversas ferramentas que podem tornar todos os seus processos mais eficientes e precisos de forma instantânea, gerando dados importantes para nortear decisões de curto, médio e longo prazos. Com esses dados em mãos os gestores ficam mais preparados para a tomada de decisões frente a um cenário de constante mudança. Mas lembre-se que somente a tecnologia não fará milagres, pessoas e processos também fazem parte dessa engrenagem.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: