Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito SEI Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Moveleiro

Gestão

Todos os processos precisam de indicadores

atualizado em: 15/11/18
José Cássio Simfronio

José Cássio Simfronio

Mestre em Administração | Consultor de empresas | Professor de MBA

COMPARTILHE
O controle de todos os processos por indicadores é fundamental para a melhoria constante dos resultados

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Quando nossos filhos nascem é necessário fazer nos primeiros anos de vida, mês a mês, um acompanhamento do peso e da altura para ver seu desenvolvimento. Os indicadores de desenvolvimento neste caso são o peso em kg e a altura em cm. Nas empresas o acompanhamento dos indicadores deve ser constante. A operação de uma empresa é formada por processos, todos possuem o seu grau de importância, e cada um necessita de indicadores para medir seu desempenho, sendo que o financeiro é apenas um dos processos.

Existe por parte dos empresários uma grande preocupação em relação aos indicadores financeiros das suas empresas, como se fossem os únicos e os mais importantes para o desempenho do negócio. Quando se trata de empresas de pequeno porte, muitas delas possuem um único indicador financeiro, o saldo bancário! Quando ele começa a entrar no negativo, acende a luz vermelha e o negócio passa a ser reavaliado.

Os indicadores financeiros são muito importantes para medir as empresas, mas outros processos precisam ser mensurados, como o produtivo, o comercial e os recursos humanos. Como vamos aumentar nossas vendas se não tivermos o controle de quantos clientes novos temos? Quantos estão sendo contatados? Quantas visitas estão sendo feitas? Como saber se a produção está conseguindo aumentar a produtividade? No processo de Recursos Humanos, como saber quantas horas cada trabalhador fez durante o mês? Como está a rotatividade de funcionários?

Para nossos filhos crescerem e se desenvolverem sadios precisamos controlar sua rotina alimentar e de atividades, eles precisam consumir a quantidade necessária para queimar as calorias e crescerem. Não adiantaria controlar peso e medida se no processo alimentar não controlássemos o que eles estivessem comendo, por exemplo. Os processos mais importantes das empresas precisam ser mapeados, com indicadores por processo, para assim alcançar melhores resultados. Melhorar algum processo que não está sendo medido apenas por meio da percepção pode levar a investimentos desnecessários e a prejuízos constantes.

Artigo feito em parceria com

Tatiane Simfronio | Mestre em Qualidade Ambiental |Consultora de Empresas | Professora de MBA

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Programa Cidade Empreendedora impulsionou Gravataí como polo de inovação no RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: