Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CRÉDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moveleiro

Cenário

Tendências no setor moveleiro

atualizado em: 20/12/18
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A falta de espaço pode e deve ser compensada com a disposição de móveis funcionais e aconchegantes

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Tão importante quanto estar atento às exigências do mercado é compreender as mudanças de padrão que aos poucos vão ocorrendo no gosto dos consumidores. Assim, para produzir um móvel conectado com o seu público e que possa se diferenciar em relação aos demais, são necessárias algumas reflexões sobre macrotendências, comportamento, consumo, produção, design, ocupação de espaços, sustentabilidade, enfim, informações necessárias para orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios. Entre as principais tendências do setor, destacam-se:

Small Houses

A população do Brasil é predominantemente urbana. Em 2015, 85,4% da população vivia em áreas urbanas, já em 2030 aproximadamente 87,9% da população viverá em áreas urbanas.

Tendências no setor moveleiro
Móveis multipropósito: solução para small houses

A oferta por terrenos urbanos está ficando escassa, e os imóveis estão supervalorizados pela temida especulação imobiliária. Aliado a este cenário, o número de pessoas que compõem uma família está diminuindo, casais sem filhos ou com no máximo dois, idosos e solteiros morando sozinhos, alterando a necessidade de grandes espaços.

As construtoras passam a priorizar unidades menores, reduzindo despesas com as obras e maximizando os lucros. Em São Paulo os apartamentos diminuíram 28% nos últimos cinco anos, e o tamanho médio de um apartamento passou de 127 m² para 81 m² em dez anos. E isso se repete em diversas outras cidades do País.

Móveis multipropósitos

Residências com metragens menores do que estávamos acostumados não implicam, necessariamente, em menos conforto. A falta de espaço pode e deve ser compensada com a disposição de móveis funcionais e aconchegantes.

Os móveis multipropósitos trazem soluções agregadas, permitindo sua utilização em diversas situações, com o diferencial da praticidade e com a organização inteligente dos espaços.

Design para pessoas

Design com foco no ser humano, desde o primeiro contato até o descarte. Quando falamos em design para pessoas estamos agregando resultados funcionais e práticos, ou seja, queremos agregar valor na vida das pessoas respondendo às suas necessidades.

Uma empresa que aplica uma abordagem centrada no usuário está enraizada no profundo conhecimento de suas necessidades e objetivos como ser humano. Entramos em um momento onde o engajamento autêntico é o aspecto mais importante de uma ideia de negócio, tornando o cliente um parceiro no processo.

Tecnologia como experiência

A qualidade e o preço dos produtos influenciam a decisão de compra, porém, os consumidores buscam cada vez mais participar ativamente da criação. Cabe às empresas entender o que o cliente busca, as razões emocionais que o farão decidir em detrimento de outra, mas sem renunciar à humanização do atendimento.

A tecnologia pode auxiliar a elevar a experiência nos pontos de contato do cliente com a marca ou produtos. Um exemplo é a mineração de dados pré-existentes, direcionando a oferta de produtos ou serviços específicos e alinhados com os desejos do consumidor. Ou ainda o uso de ferramentas como realidade aumentada para auxiliar o trabalho de arquitetos, designers, indústrias, marcenarias e lojistas, capaz de despertar emoções através da interação do mundo virtual com o físico, tornando o cliente parte do processo.

Upcycling

A população global está crescendo constantemente, e o suprimento de recursos está diminuindo. Diante deste cenário, o tema upcycling, que consiste na reutilização de produtos que acabariam sendo descartados, está ganhando proporção em novos modelos de produção. Esse movimento traz à tona a necessidade de personalização dos produtos, com objetos únicos e exclusivos para cada cliente.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Pelotas regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: