Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI crEdito sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Moveleiro

Inovação

Transformação da cadeia moveleira: resultados de estudos realizados

atualizado em: 18/04/19
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Foram definidos sete principais pilares para atuação setorial: governança, mercado, financeiro, pessoas, processos, novos modelos de negócio e transformação digital

Com o objetivo de construir direcionamentos estratégicos para fazer a cadeia moveleira do RS tornar-se mais inovadora, competitiva e sustentável, surgiu a agenda de planejamento intitulada “O Futuro do Setor Moveleiro”, na cidade de Bento Gonçalves, em outubro de 2018.

O evento foi realizado pelo Sebrae RS e contou com o apoio institucional das seguintes entidades: Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves – Sindmóveis, Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul – MOVERGS, Instituto Senai de Tecnologia Madeira e Mobiliário e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Abimóvel.

Além dessas entidades, que figuram entre as mais importantes do país, a agenda contou com a participação de representantes do poder público, universidades, empresários e demais entidades relacionadas ao segmento das principais regiões do Estado do RS que possuem atuação no mobiliário: Serra, Vale dos Sinos, Metropolitana, Planalto e Vale do Taquari, totalizando 75 pessoas.

Cadeia moveleira em debate

O evento foi conduzido pelo consultor em design estratégico Marcos Batista, que apresentou o papel da inovação na nova economia modelando negócios significativos. Após a palestra, iniciou-se a interação com os presentes através da aplicação sequencial de ferramentas estratégicas, tais como: Matriz de Alinhamento, Mapa de Empatia, Diagrama de Afinidades, Entendimento dos Cenários do Setor Moveleiro, Desafios – Ideação e Detalhamento, e Diretrizes Futuras.

Como resultado do workshop surgiram sete principais pilares para atuação setorial: governança, mercado, financeiro, pessoas, processos, novos modelos de negócio e transformação digital. Tais conceitos estão reunidos no e-book “Transformação da Cadeia Moveleira – Resultados de Estudos Realizados”.

Transformação da cadeia moveleira: resultados de estudos realizados

O material está organizado da seguinte forma:

Tema principal

Descrição do tema priorizado (um dos sete pilares), abrangência compreendida e entendimento do tema em relação ao segmento.

 

Linhas de atuação

Resultados macro relacionados com o tema principal (principais entregas).

 

Desafios

Dúvidas não respondidas ou desafios que merecem ser superados para garantir as principais entregas.

 

Ações sugeridas

Possibilidades de ações que merecem ser implementadas como meio para atingir os resultados principais e concretizar a entrega do tema principal. Lembrando que estas ações são entendidas como orgânicas, ou seja, não estão finalizadas e devem ser constantemente revisitadas para uma real transformação da cadeia.

O documento idealiza os resultados do “Encontro de Planejamento”, porém, carece de um olhar amplo sobre as ações que já estão acontecendo junto ao segmento, seja através de iniciativas pontuais, parceiros ou entidades. Estas podem se somar de forma a potencializar e acelerar a redução das lacunas da cadeia.

Quer saber mais?

Acesse o E-book Transformação da Cadeia Moveleira

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: