Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Moveleiro

Otimização e competitividade

Indústria precisa acordar para a manufatura enxuta

atualizado em: 22/02/18
Renato Bernardi

Renato Bernardi

Mestre em Engenharia e Especialista em STI

COMPARTILHE
A partir do momento em que há o controle sobre os desperdícios e da agregação de valor, a indústria pode tomar decisões a respeito do que fazer, por que fazer, quando fazer, como fazer e por quanto fazer

A indústria moveleira deixa escapar uma chance de aprimorar processos, reduzir desperdícios e custos e ganhar mais competitividade ao não adotar massivamente o “lean manufacturing”, ou manufatura enxuta. Das mais de 15 mil empresas moveleiras no Brasil, a grande maioria ainda não adota esse processo em sua produção.

Esse quadro nacional se repete no Rio Grande do Sul, onde um número muito pequeno adota o lean manufacturing. As empresas grandes utilizam o processo em sua gestão com foco na redução dos sete grandes desperdícios – superprodução, transporte, processamento, movimentação, estoque, espera e defeitos ou retrabalho. Já as micro e pequenas têm a preocupação com as perdas, mas não é um processo conceitualmente internalizado.

As vantagens são grandes, trazendo mapeamento do fluxo de valor (aquilo que agrega valor no processo), conhecimento da capacidade de produção, conhecimento dos tempos de ciclo de fabricação, otimização do tempo de atravessamento da produção e controle da quantidade de estoques no início e no meio do processo e de produtos prontos.

Nos últimos dois anos, o Instituto Senai atendeu 47 empresas de pequeno e médio portes da cadeia produtiva do Polo Moveleiro de Bento Gonçalves através do Programa Brasil Mais Produtivo, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC), cujo objetivo é aumentar em pelo menos 20% a produtividade das pequenas e médias indústrias participantes utilizando a manufatura enxuta.

Os resultados foram bastante positivos:

  • Redução da movimentação interna: 33% a 99%
  • Aumento de produtividade 22% a 91%
  • Redução de retrabalho e de refugo: 33% a 81%
  • Redução do tempo de ciclo de processo: 20% a 59%
  • Redução do lead time: 21% a 50%
  • Redução na utilização de espaço físico: 300 m2 a 1.000 m2

A intervenção para adoção do processo se dá por meio de visita de diagnóstico, mapeamento do fluxo de valor – estado presente, aplicação da ferramenta de manufatura enxuta e análise e documentação dos resultados. Independente do porte, a indústria deve adotar esses conceitos para que possa ser mais competitiva. A partir do momento em que há o controle sobre os desperdícios, e em que a empresa sabe o que agrega valor, ela pode tomar decisões a respeito do que fazer, por que fazer, quando fazer, como fazer e por quanto fazer. Esse é o caminho.

 

Quer saber mais sobre Lean?

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: