Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito Sei boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Moveleiro

Tendências

Lâmpadas LED também ganham espaço no mobiliário

atualizado em: 24/05/18
Andrei Carletto

Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Uma das principais áreas de mobiliário onde a iluminação LED se mostra essencial é na cozinha, que está atraindo muitos para este tipo de técnica

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A iluminação LED é muito versátil e pode ser utilizada em todos os ambientes da casa e em diversos tipos de móveis. A principal vantagem é que essa iluminação permite um design cada vez mais discreto, pois permite que se utilizem luminárias e perfis de LED muito finos, tendo pouco impacto no visual do móvel quando desligados.

Uma das principais áreas de mobiliário onde a iluminação LED se mostra essencial é na cozinha, que está atraindo muitos para este tipo de técnica. Nesse ambiente pode-se mesclar a iluminação decorativa com a iluminação funcional de forma harmoniosa e moderna, além de permitir que o trabalho (ou o lazer) de cozinhar seja realizado com boa visualização. A iluminação LED pode dar um toque emocional no ambiente trazendo bem-estar e nuances de relaxamento durante a degustação da refeição, segundo Ricardo Schartner, gerente de produtos de iluminação da Hafele Brasil.

Outra área para utilização da iluminação LED é no banheiro, principalmente na área do espelho, onde é necessária, por exemplo, uma boa funcionalidade para maquiagem e outras atividades voltadas à beleza e ao cuidado pessoal. Nesse caso, o índice de reprodução cromática (CRI na sigla em inglês) é essencial para garantir uma fidelidade do que se está enxergando no espelho. O espelho multidimensional é uma opção de mobiliário, que reúne iluminação funcional e decorativa, sistema desembaçador e sistema de som invisível. Tudo isso acoplado ao espelho e operado através de um pequeno painel touch. É a alta tecnologia se adaptando aos produtos de movelaria.

Lâmpadas LED também ganham espaço no mobiliário

A tecnologia LED também é indicada porque possibilita a economia, desde que utilizada da forma correta. Devido ao baixo consumo, muitas pessoas acabam fazendo projetos com LEDs em excesso, fazendo com que se perca a vantagem da economia de energia. A dica é: seja no ambiente, seja nos móveis, é preciso utilizar a quantidade e o tipo adequados de iluminação para cada tipo de projeto.

Outra das tendências atuais, na análise do especialista, é a utilização de fitas e luminárias LED multicores, que permitem que o consumidor final decida, a qualquer momento, qual a tonalidade de cor deseja no móvel ou ambiente. Porém, com a grande quantidade de pontos de luz, é preciso ficar atento. Ricardo lembra que muita gente acha que o LED não emite calor, mas isso é apenas um mito. Com várias lâmpadas em uma tira, há maior emissão de calor, fazendo com que a vida útil desse tipo de equipamento diminua.

No mais, vale a criatividade na hora de oferecer opções de iluminação para projetos de mobiliário.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Abril de 2024

Ciclo dois do Cidade Empreendedora em Frederico Westphalen terá ações voltadas à agricultura familiar

SAIBA MAIS

 

15 de Abril de 2024

Sebrae promove workshops sobre captação de recursos do Tecnova III

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: