Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI credito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Olivicultura

Oliveiras no RS

Saiba quais são as áreas e condições naturais ideais para a olivicultura no RS

atualizado em: 21/08/17
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
RS já é o maior produtor brasileiro de oliveiras e possui 7,4 milhões de hectares recomendados para plantio

A oliveira é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo homem, com registro de cultivos em torno de 6.000 a.C na zona da Palestina. Apesar de estar presente por mais de meio século no estado do Rio Grande do Sul, faz apenas pouco mais de uma década que a olivicultura vem se firmando como uma cultura promissora no agronegócio gaúcho. O Estado é atualmente o maior produtor do país. Ao todo, já são em torno de 2 mil hectares plantados espalhados em 55 municípios.

Para investir no ramo da olivicultura é aconselhado tomar algumas precauções, como saber quais são as áreas e as condições climáticas mais favoráveis para a cultura. De acordo com o zoneamento edafoclimático realizado pela Embrapa, o Rio Grande do Sul possui 7,4 milhões de hectares de terra com aptidão recomendável para o cultivo, sendo que 51% se encontra na metade sul do estado.

Essa região possui um clima adequado para a maturação dos frutos, com temperaturas entre 25°C e 35°C no verão. O inverno gaúcho também possui boas condições para a cultura da oliva, pois dificilmente ocorrem temperaturas abaixo de 0°C, variando geralmente entre 3°C e 15°C.

O produtor precisa ter atenção, porém, com a Umidade Relativa (UR) do ar, que quando muito elevada favorece o aparecimento de doenças fúngicas. Além disso, neblina e a alta UR do ar são prejudiciais principalmente no período de floração, na primavera, onde podem inviabilizar os grãos de pólen, afetando diretamente a frutificação. Se faz necessário evitar baixadas, onde ocorre o acúmulo de nevoeiros, bem como topos de morro, onde há intensidade de ventos. Terrenos com face de exposição norte são mais adequados, pois possuem maior tempo de captação de radiação solar.

Para os produtores recorrerem a um financiamento agrícola para a cultura da oliveira, um dos pré-requisitos exigidos é que o pomar esteja localizado em áreas recomendadas no zoneamento edafoclimático. Portanto, é importante que o produtor conheça este estudo para reduzir riscos e obter bons resultadas no cultivo das oliveiras.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Olivicultura

Mercado potencial

Avanços na produção gaúcha

Notícias

22 de Abril de 2024

Empreendedorismo e Carreiras no Interior é tema de palestra com Marianita Ortaça em Tupanciretã

SAIBA MAIS

 

22 de Abril de 2024

Sebrae vai premiar conteúdos jornalísticos que abordem os pequenos negócios

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: