Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI crEdito sei BOAS PRATICAS Consultoria

Loading SEBRAE

Olivicultura

Mercado crescente

Produção nacional ainda é pequena, mas ganha em qualidade

atualizado em: 07/03/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
EUA, Austrália, Chile, África do Sul, China e Brasil demonstram que é possível produzir azeite extra virgem de qualidade fora da Europa e conquistar seus mercados internos aos poucos

O mercado e a produção de azeite de oliva nacional começaram a se formatar muito recentemente. Mesmo assim, o produto brasileiro de qualidade já é reconhecido por consumidores e especialistas. O país é o segundo maior importador no mundo, e sua produção ainda é muito pequena – o produto nacional representa menos de 1% do que é importado, e não há exportações. Para especialistas como Estela Testa, CEO América Latina da Pieralise do Brasil – empresa especializada em equipamentos para a extração do óleo de oliva –, o País não pode cometer o “pecado” de substituir seus azeites de qualidade por azeites importados simplesmente para atender a um crescimento superior da demanda desse novo mercado criado pelos próprios produtores. “Temos que ter o cuidado de coordenar o crescimento do mercado consumidor com a produção nacional”, alerta.

O mercado internacional está em alta na produção e no consumo. A demanda por azeite extra virgem tem crescido nos últimos anos em um ritmo muito maior do que a produção, especialmente em países que não têm tradição na olivicultura. De acordo com Estela, EUA, Austrália, Chile, África do Sul, China e Brasil demonstram que é possível produzir azeite extra virgem de qualidade fora da Europa e conquistar seus mercados internos aos poucos. No panorama nacional, a produção deve ter bom incremento em 2018, apesar das geadas no Rio Grande do Sul, com compensação da produção no Sudeste (Minas Gerais e São Paulo). A expectativa é de que a safra de 2018 produzirá 150 mil litros de azeite extra virgem, superando a safra de 2017 em 42%. Porém, essa quantidade não supera 1% do consumo interno. O Rio Grande do Sul é destaque, onde tanto a produção de mudas como o aumento de área plantada vêm registrando recordes, com 800 hectares plantados em 2017, e realizando também a substituição de lavouras, principalmente de castanhas.

06

Na avaliação de Estela, como grande mercado, mas ainda jovem, o Brasil é ideal para ser treinado e capacitado a aumentar o consumo de bons azeites, fomentando o consumo do produto nacional. “Por sua pequena produção, o azeite feito no país tem alto grau de qualidade. O resultado se dá em azeites frescos, com alto conteúdo de polifenóis (antioxidantes) e que vêm conquistando grandes premiações internacionais. A receptividade do consumidor é muito boa em relação ao azeite nacional, o que faz com que muitos produtores não consigam dar conta de atender a toda sua demanda”, diz.

Este também é um mercado para micro e pequenos empreendedores, segundo a especialista. No Rio Grande do Sul e na Região Sudeste existem investidores de todos os portes na produção e na comercialização. Em sua maioria são investidores que possuem outra fonte de capital e que acabam incentivando e fornecendo suas plantas para a extração dos pequenos produtores, que sentem-se seguros sem a necessidade inicial de investir em sua indústria até que o seu negócio prospere.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: