Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Olivicultura

Mercado crescente

Produção nacional ainda é pequena, mas ganha em qualidade

atualizado em: 07/03/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
EUA, Austrália, Chile, África do Sul, China e Brasil demonstram que é possível produzir azeite extra virgem de qualidade fora da Europa e conquistar seus mercados internos aos poucos

O mercado e a produção de azeite de oliva nacional começaram a se formatar muito recentemente. Mesmo assim, o produto brasileiro de qualidade já é reconhecido por consumidores e especialistas. O país é o segundo maior importador no mundo, e sua produção ainda é muito pequena – o produto nacional representa menos de 1% do que é importado, e não há exportações. Para especialistas como Estela Testa, CEO América Latina da Pieralise do Brasil – empresa especializada em equipamentos para a extração do óleo de oliva –, o País não pode cometer o “pecado” de substituir seus azeites de qualidade por azeites importados simplesmente para atender a um crescimento superior da demanda desse novo mercado criado pelos próprios produtores. “Temos que ter o cuidado de coordenar o crescimento do mercado consumidor com a produção nacional”, alerta.

O mercado internacional está em alta na produção e no consumo. A demanda por azeite extra virgem tem crescido nos últimos anos em um ritmo muito maior do que a produção, especialmente em países que não têm tradição na olivicultura. De acordo com Estela, EUA, Austrália, Chile, África do Sul, China e Brasil demonstram que é possível produzir azeite extra virgem de qualidade fora da Europa e conquistar seus mercados internos aos poucos. No panorama nacional, a produção deve ter bom incremento em 2018, apesar das geadas no Rio Grande do Sul, com compensação da produção no Sudeste (Minas Gerais e São Paulo). A expectativa é de que a safra de 2018 produzirá 150 mil litros de azeite extra virgem, superando a safra de 2017 em 42%. Porém, essa quantidade não supera 1% do consumo interno. O Rio Grande do Sul é destaque, onde tanto a produção de mudas como o aumento de área plantada vêm registrando recordes, com 800 hectares plantados em 2017, e realizando também a substituição de lavouras, principalmente de castanhas.

06

Na avaliação de Estela, como grande mercado, mas ainda jovem, o Brasil é ideal para ser treinado e capacitado a aumentar o consumo de bons azeites, fomentando o consumo do produto nacional. “Por sua pequena produção, o azeite feito no país tem alto grau de qualidade. O resultado se dá em azeites frescos, com alto conteúdo de polifenóis (antioxidantes) e que vêm conquistando grandes premiações internacionais. A receptividade do consumidor é muito boa em relação ao azeite nacional, o que faz com que muitos produtores não consigam dar conta de atender a toda sua demanda”, diz.

Este também é um mercado para micro e pequenos empreendedores, segundo a especialista. No Rio Grande do Sul e na Região Sudeste existem investidores de todos os portes na produção e na comercialização. Em sua maioria são investidores que possuem outra fonte de capital e que acabam incentivando e fornecendo suas plantas para a extração dos pequenos produtores, que sentem-se seguros sem a necessidade inicial de investir em sua indústria até que o seu negócio prospere.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: