Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Olivicultura

Mercado potencial

Avanços na produção gaúcha

atualizado em: 01/05/18
Pedro Brites Pascotini

Pedro Brites Pascotini

Coordenador Estadual de Olivicultura e Grãos e sistemas integrados do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Um grande avanço para a consolidação da olivicultura gaúcha e nacional foi a formalização do Instituto Brasileiro de Olivicultura, o Ibraoliva

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

Desde a retomada da olivicultura no RS em 2005, com os primeiros plantios realizados por um grupo de produtores em Caçapava do Sul, o interesse por esse cultivo vem crescendo expressivamente. Uma das explicações para o grande interesse é o potencial de mercado, uma vez que o Brasil é um dos maiores importadores de azeite de oliva e azeitonas de mesa. Aliado a isso, a promessa de bom retorno financeiro a longo prazo e a produção já comprovada de azeites extra virgens de qualidade têm chamado a atenção de investidores do Estado, do País e até de fora.

Por se tratar de uma cultura nova e sem histórico comercial no Estado, foi necessário o envolvimento do governo estadual, e hoje, graças ao grande envolvimento da Secretaria da Agricultura em parceria com diversas instituições, entre elas o Sebrae RS, a olivicultura gaúcha já possui uma estrutura institucional que pensa o desenvolvimento organizado e sustentável desta cadeia produtiva.

No dia 30 de agosto de 2017, na 40ª Expointer, em Esteio, se deu um grande passo para estruturação da olivicultura com a criação do Ibraoliva – Instituto Brasileiro de Olivicultura, que sem dúvida contribuirá muito para o desenvolvimento desta cadeia no Estado e no País. O instituto dá legitimidade às demandas latentes do setor e auxiliará no encaminhamento destas esferas responsáveis.

 

Umas das primeiras ações do instituto foi organização e realização da 7ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva. O instituto, junto à Secretaria de Estado, levou a abertura da colheita para o município de Encruzilhada do Sul no último dia 2 de março. O evento demonstrou o avanço da olivicultura no Estado. Na parte tecnológica, com apoio da Emater/Ascar os visitantes puderam saber como deve ser feito o planejamento e escolha da área para a implantação de um olival, conhecer mudas e variedades disponíveis para comercialização e souberam como fazer preparação e correção do solo para a instalação do pomar. Também nesta oportunidade empresas do setor puderam demostrar os equipamentos e tecnologias disponíveis para olivicultura.

Ainda na solenidade de abertura, realizou-se a formalização do apoio do Sebrae PR e Embrapa Clima Temperado junto ao Ibraoliva para viabilizar as análises químicas dos azeites produzidos no Estado, o que gera conhecimento nesta área e oportunidades para realizar seminários, workshops e treinamentos sobre a qualidade do azeite de oliva extra virgem.

Finalizando o evento, a secretaria apresentou o cadastro olivícola, trazendo informações precisas sobre área plantada no Estado de 3.464,6 hectares, que estão espalhados por 56 municípios, além da distribuição e estratificação por área de olivais nas diversas regiões e municípios do RS, número de olivicultores, viveiristas e indústrias processadoras, produção de azeite e conservas e variedades mais plantadas, entre outras. Esse diagnóstico subsidiará futuras políticas públicas para o setor. O arquivo completo pode ser baixado na página do Pró-Oliva: www.agricultura.rs.gov.br/pro-oliva.

Todos esses dados mostram o crescimento expressivo da olivicultura gaúcha, superando até as perspectivas traçadas pelo governo do Estado, embora ainda seja necessário muito investimento em pesquisa e tecnologia, bem como definição de estratégias de mercado. Houve bastante avanço nas parcerias institucionais no ano de 2017, que, com certeza, vão gerar conhecimento e estruturação para essa cadeia produtiva.

Você, que tem interesse em investir na olivicultura, busque informações junto à Secretaria de Estado da Agricultura, Ibraoliva, Embrapa, Emater/Ascar, Senar RS, Sebrae RS e outras instituições envolvidas neste setor. A informação técnica qualificada é de suma importância para a tomada de decisão de investir, principalmente em uma cultura que, com certeza, é promissora, porém ainda em fase embrionária e que tem muito no que avançar, mas estamos no caminho certo!

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: