Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Mercado

Ganho de escala desafia o grande potencial da atividade

atualizado em: 12/07/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
O mercado gaúcho de ovinocultura está muito favorável, tendo em vista que foi uma das poucas atividades agropecuárias que não se desvalorizaram com a crise no País

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

O grande desafio da ovinocultura é o aumento de escala. Atualmente, o Brasil possui um rebanho de 18 milhões de ovinos, e boa parte destes animais está em propriedades que não acessam o mercado formal por falta de escala da propriedade, abatedouros de ovinos, qualidade e ausência de padronização, segundo analisa Daniel Barros de Barros, médico veterinário da Guarda Nova Consultoria Agropecuária e consultor do Sebrae RS. O mercado permanece muito amplo, sem dúvidas, tendo em vista que o Brasil importa a maior parte da carne consumida.

Segundo o especialista, para explorar o potencial produtivo brasileiro é necessário aumentar a escala de ovinos dentro das propriedades e incrementar a produtividade individual. Hoje o número de cordeiros produzido por matriz ao ano não chega a 0,6, enquanto em países onde a ovinocultura está mais avançada este número chega a 1,5 cordeiro por matriz. Assim, a ovinocultura não cresce de forma mais consistente por falta de conhecimento técnico, pesquisas na área, mão de obra qualificada e cadeia produtiva organizada.

Para os empreendedores, a melhor maneira de investir no mercado da ovinocultura é tendo como primeiro passo contratar um técnico especializado na área para a elaboração de um plano de negócios. Barros ressalta que é essencial procurar os potenciais compradores e saber qual tipo de produto estes procuram em relação a itens como idade, peso, gordura e raça, entre outros.

Também é preciso avaliar cuidadosamente o comportamento dos preços durante o ano em relação a safra, entressafra e volume mínimo de animais que viabilizem a compra por parte do frigorífico. A ovinocultura, em geral, não é a atividade principal de uma propriedade, mas quando se avalia a atividade pela área ocupada ou pelo capital investido, os resultados econômicos são favoráveis.

Ganho de escala desafia o grande potencial da atividade

Mercado gaúcho

Mesmo com os desafios da escala e do aumento de produtividade individual, há avanços. Entidades como Farsul, Senar e Sebrae, através do Programa Juntos para Competir, juntamente com Emater e Embrapa, têm trabalhado forte no Rio Grande do Sul para desenvolver a cadeia em alguns de seus elos.

Se ainda falta uma universalização da atividade em termos gerais no Brasil, o mercado gaúcho demonstra força, com quadro favorável, tendo em vista que foi uma das poucas atividades agropecuárias que não se desvalorizaram com a crise no País. De fato, hoje o preço do cordeiro está aproximadamente 40% acima do preço do boi gordo.

E aqui vem o contrassenso: justamente por ser uma área bem estruturada, o preço do produto no Rio Grande do Sul é um dos piores entre os Estados brasileiros. Isso pode ser explicado pela maior oferta, pois o Estado possui cerca de 20% do rebanho nacional e faz fronteira com o Uruguai, maior fornecedor de carne de cordeiro para o Brasil.

 

Veja também: 

Vídeo sobre o Mercado de Ovinos – Clique aqui

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Abril de 2024

Inscrições para 3ª edição do Concurso de Queijos Artesanais do RS encerram dia 28 de abril

SAIBA MAIS

 

22 de Abril de 2024

Empreendedorismo e Carreiras no Interior é tema de palestra com Marianita Ortaça em Tupanciretã

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: