Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO sei Boas Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Mercado

A lã voltou?

atualizado em: 15/11/18
Roberto Grecellé

Roberto Grecellé

Coordenador estadual de pecuária de corte do SEBRAE RS.

COMPARTILHE
Não diferente de outras matérias-primas, a lã obedece à lógica do mercado, em um vai e vem das tendências mundiais sinalizadas pela indústria e pelo mercado consumidor

Clique no play acima para ouvir o conteúdo!

A de menino está 28 (R$/kg), a de Ideal está 21 e a de Corriedale, 10”. Assim responde um importante comprador de lã do Estado do Rio Grande do Sul, no findar do mês de outubro, ao ser perguntado sobre o preço da lã bruta que está sendo pago ao produtor.

Não diferente de outras matérias-primas, a lã obedece à lógica do mercado, em um vai e vem das tendências mundiais sinalizadas pela indústria e pelo mercado consumidor.

Lã x sintéticos

Isso significa que a lã ovina venceu a batalha com os fios sintéticos? Na verdade, o que houve foi uma solidificação das posições ocupadas pelo fio natural. Recordemos; até os anos 80 a lã figurava soberanamente como a principal fibra têxtil de origem animal. Já no início dos anos 90, como uma alternativa sintética surgem os fios de nylon e outros polímeros químicos artificiais, compostos estes com grande competitividade econômica e produtiva mundo afora. Esse fenômeno culminou com uma grande retração do rebanho mundial de ovinos e consequente desvalorização da lã natural.

Hoje, passados 30 anos do surgimento imperioso dos fios sintéticos, a lã consegue se reposicionar, tomando para si o espaço que seu por excelência: o mercado da qualidade. Da mesma forma, o espaço do fio sintético segue com seu espaço consolidado. O que ocorreu foi um direcionamento mercadológico, onde cada tipo de produto – sintético ou natural – percorre os caminhos e oportunidades de cada tipo de indústria. Tem espaço para ambos.

Potencial de mercado

Sempre na lógica de primeiro olhar o mercado e depois estruturar o sistema produtivo, é possível dizer que o que acontece hoje com mercado da lã é pautado pelo que acontece nas prateleiras do mundo, onde cada vez mais a riqueza dos detalhes, a personificação, as possibilidades da customização e o link com o artesanato e com os produtos de alto valor agregado, representam o grande potencial para esse mercado.

Nessa lógica cabe ao ovinocultor profissional ficar 100% antenado nessas mudanças e em todas as oportunidades que estão surgindo. Afinal, o primeiro elo da cadeia é aquele que garante na base a qualidade do produto lã.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Abril de 2024

Sala do Empreendedor de Encruzilhada do Sul apresenta palestra: simplificando o MEI e serviços essenciais

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2024

Não-Me-Toque realiza Programa de Gestão Escolar em parceria com o Sebrae

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: