Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Ovinocultura

Articulação

União para a inovação na ovinocultura brasileira

atualizado em: 11/04/19
Bruno Ribas Silveira

Bruno Ribas Silveira

Fundador da ALPAGO

COMPARTILHE
A comunidade ALPAGO vai acrescentar maior eficiência e transparência ao conectar os agentes de mercado trazendo uma inovação na ovinocultura já implantada em outros setores

A realidade da ovinocultura brasileira aponta para um cenário que envolve muitas incertezas, porém, acompanhadas de oportunidades a serem exploradas e um amplo mercado consumidor a ser conquistado. As constantes mudanças que ocorrem no ambiente de negócios afetam também o produtor rural e exigem que estes tenham capacidades para suportar as pressões advindas do mercado consumidor, que está cada vez mais exigente em critérios como qualidade, preço e sabor, cenário que exige, cada vez mais, inovação na ovinocultura.

Além disso, é necessário conhecer as tendências, oportunidades e desafios do setor como fatores determinantes para manutenção de sua competitividade. Em um ambiente cada vez mais globalizado é possível ter acesso as mais variadas informações em questão de segundos, entretanto, muitos dados encontrados na internet sobre a ovinocultura são difusos e vagos, causando assimetria de informações, o que ocorre devido ao segmento não possuir um banco de dados confiável.

Sustentabilidade e inovação na ovinocultura

A sustentabilidade da ovinocultura depende de ações voltadas para coordenação sistêmica de todos os elos da cadeia. Para tal, é preciso que produtores, frigoríficos, entidades relacionadas e governo realizem ações em conjunto para que haja um maior fluxo de informações devidamente filtradas e consequentemente possam delinear estratégias adequadas para consolidação do setor. Assim, é possível construir capacidades que possam garantir, por exemplo, a regularidade da oferta de animais para atender à demanda de frigoríficos que buscam a matéria-prima o ano inteiro.

Ovinocultura brasileira união para a  inovação

Observamos hoje a inovação sendo aplicada em diversos setores, e o agronegócio está entre eles, porém, de forma mais tímida na ovinocultura brasileira. O potencial de inovação na ovinocultura é alto, se levarmos em consideração que não atendemos a nossa própria demanda interna de consumo e tampouco possuímos uma cadeia organizada.

A forma como a comercialização de ovinos é realizada, por exemplo, não se alterou significativamente nos últimos anos, mas é possível perceber que, devido à globalização de redes sociais e novos meios de comunicação, produtores e interessados no tema organizam-se em grupos online para discutir, debater e até mesmo realizar negócios. O problema é que tais plataformas não oferecem nenhum tipo de segurança a produtores que desejam comercializar seus animais.

Em um mercado como o da ovinocultura, que está rodeado por incertezas, a informação segura tem um peso significativo para a gestão da cadeia produtiva. Neste sentido, é necessário ocorrer uma forte mudança na maneira como comercializamos ovinos, considerando que a maior parte da produção é realizada por agricultores familiares, que muitas vezes não produzem em grande escala e não atendem à demanda da indústria frigorífica.

Este é um dos problemas enfrentados na ovinocultura brasileira, passível de ser resolvido por meio da tecnologia através de um novo modelo de comercialização online de animais. Com o objetivo de resolver este problema é que surgiu a ideia da criação de uma empresa denominada ALPAGO, que ajuda na conexão entre produtores e frigoríficos para que possam se relacionar e concretizar negócios em um ambiente virtual seguro, organizado e simples.

É possível vislumbrar algumas vantagens para o produtor rural nesse novo modelo de comercialização:

  1. Escoamento de pequenas produções aos frigoríficos;
  2. Armazenamento do histórico de negociações;
  3. Certificação de produtores que fazem parte de alguma associação ou cooperativa;
  4. Redução no custo de transação;
  5. Encontrar parceiros de negócios em regiões próximas;
  6. Informações centralizadas.

Já as vantagens atribuídas aos frigoríficos são:

  1. Mapeamento dos produtores;
  2. Programação de rotas inteligentes para transporte (embarque coletivo);
  3. Encontrar as melhores ofertas de ovinos do mercado;
  4. Redução no custo de transação;
  5. Informações centralizadas.

Em síntese, a comunidade ALPAGO irá buscar acrescentar maior eficiência e transparência ao conectar os agentes de mercado trazendo uma inovação na ovinocultura já implantada com êxito em outros setores. A diversidade de produtos que as raças ovinas podem oferecer leva a imaginar o futuro de uma cadeia organizada onde seja possível aliar a tecnologia para fortalecer e consolidar não só negócios, mas também estudos socioeconômicos que possam ajudar na sustentabilidade da ovinocultura nacional.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

22 de Abril de 2024

Empreendedorismo e Carreiras no Interior é tema de palestra com Marianita Ortaça em Tupanciretã

SAIBA MAIS

 

22 de Abril de 2024

Sebrae vai premiar conteúdos jornalísticos que abordem os pequenos negócios

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: