Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei credito Sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Ovinocultura

CASE

Capacitação e novos negócios no campo em São Lourenço do Sul

atualizado em: 06/11/17
Thomas Hartmann

Thomas Hartmann

Prosperitas Consultoria e Professor na Faculdade Decision de Negócios

COMPARTILHE

Quando solidariedade e vontade de prosperar encontram a técnica, o resultado não tarda a aparecer. As chuvas haviam sido destrutivas em São Lourenço do Sul no ano de 2011. Prejudicados pelas enxurradas, produtores de caprinos e ovinos se articularam em torno da economia local e, com a ajuda de palestras e capacitações do programa Superar São Lourenço, do SEBRAE, conseguiram reerguer a comunidade. A ação culminou, no mesmo ano, com a fundação da Associação dos Produtores de Caprinos e Ovinos de São Lourenço do Sul (APOCSUL).

Em 2012 a associação ingressou nos programas SEBRAE TEC e no Juntos para Competir. Os produtores participaram de programas visando à melhoria no manejo e o acabamento do cordeiro, como uma missão de aprendizado no Uruguai. Cursos e consultorias para gestão da propriedade rural, manejo sanitário de ovinos, formação de pastagens e inverno e de verão também foram realizados.

Ricardo Serpa era um destes produtores. Ele vem sendo uma liderança positiva na região, tendo desempenhado funções como a presidência da APOCSUL, da ACI, e a organização da feira da cidade. “Tenho uma gratidão muito grande pelo SEBRAE, por tudo o que me auxiliou. A situação aqui foi muito feia. Conversava com minha esposa sobre o que venderíamos, a casa ou o campo. Não tínhamos perspectivas, hoje temos”, comemora.

Ricardo possui a empresa Terminação de Cordeiros do Sul, com capacidade de armazenar 1,2 mil cordeiros. O plano de negócios foi elaborado junto ao SEBRAE, e em março de 2016 foi feita a primeira comercialização. O produtor adquire cordeiros de parceiros do projeto, realiza a terminação durante cerca de 45 dias, e revende a uma empresa local. A nova empresa gera uma renda 3,5 vezes maior que Ricardo vinha ganhando. Quando atingir o volume pleno de produção, até 2018, ele espera novamente triplicar as vendas. Para se preparar para o futuro, no entanto, o foco será aumentar os controles financeiros e os indicadores de gestão. “Quero ter certeza total das ações”, avalia

Veja vídeo do Produtor Ricardo Serpa na Expointer em 2017:

https://www.facebook.com/SebraeRSOficial/videos/1646898695344757/

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

23 de Abril de 2024

Educadores de Encruzilhada do Sul exploram inovação educacional na Escola Comunitária Aldeia Lumiar

SAIBA MAIS

 

23 de Abril de 2024

Sebrae promove capacitações sobre a nova Lei de Licitações Públicas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: