Loading SEBRAE

Mais buscados: mei crEdito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Saúde

Conjuntura

Contextualização da cadeia produtiva da saúde

atualizado em: 26/10/18
Ana Paula Rezende

Ana Paula Rezende

Coordenadora Estadual da Saúde do SEBRAE RS

COMPARTILHE
O Rio Grande do Sul se destaca pelos serviços médicos e de saúde, sobretudo em hospitais de referência, que são os grandes players do setor
Sem tempo para ler? Que tal ouvir o artigo?

No início do século 20, a organização dos gastos hospitalares e médicos era uma atividade cujo custeio ficava a cargo do setor público e da filantropia devido às dificuldades de realizar uma operação lucrativa nesse segmento. No entanto, diante do considerável crescimento da população mundial desde a 2º Guerra, o sistema brasileiro de saúde tornou-se compartilhado pela iniciativa pública e privada, sendo essa última gerida por operadoras de planos de saúde, hoje responsáveis pela metade dos tratamentos médicos realizados no País.

A saúde é uma das atividades econômicas mais importantes no Brasil e no mundo, representando aproximadamente 9% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS – 2011), e mais de 4,3 milhões de empregos diretos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2009), se consolidando como a atividade que mais emprega no País.

No Rio Grande do Sul, com aproximadamente 37 mil micro e pequenas empresas, o elo de serviços no setor é o que representa importante gerador de empregos e atende a uma das principais demandas de serviços em saúde pública e privada da população.

A indústria do segmento ainda apresenta limitações ao crescimento, principalmente devido à alta tributação (que representa cerca de 1/3 do valor final dos produtos) e à demora na aprovação dos projetos por parte dos órgãos regulatórios.

O Rio Grande do Sul se destaca pelos serviços médicos e de saúde, sobretudo em hospitais de referência, que são os grandes players do setor. Com reconhecimento internacional, estão localizados nos municípios mais populosos e concentrados principalmente em Porto Alegre (32 estabelecimentos), seguidos por Caxias do Sul e Passo Fundo (8) e depois por Pelotas (7).

Assim, podemos afirmar que a complexidade no setor exigirá o envolvimento de toda a cadeia produtiva para assegurar a sustentabilidade financeira do setor, com possibilidades de atuação transversal.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

28 de Março de 2024

Venâncio Aires conquista prêmio categoria Cidade Empreendedora na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

 

28 de Março de 2024

São José do Norte é um dos municípios premiados na 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: